Hospital César Leite: 90 anos na divina missão de aliviar a dor

HCL-HISTORIA5Outono de 1927, na Biblioteca Rui Barbosa, no dia 29 de maio, reúnem-se médicos e autoridades de Manhuaçu: o Farmacêutico Afonso Henrique de Albuquerque, o médico Dr. João Cesar D’Oliveira Leite, Dr. Dermeval Monteiro de Carvalho, João Raposo de Medeiros e Alcino de Paula Salazar – com um único objetivo: dar início a maior obra humanitária da região. Uma odisseia que levou oito anos para ser concluída e entregue, finalmente, à comunidade, em forma concreta e ativa, nascendo assim, o Hospital César Leite.

HCL inicia suas atividades em 1934, como entidade civil de Direito Privado, sem fins lucrativos, localizado, desde então, na Praça Dr. César Leite, nº 383, endereço que homenageia seu idealizador e fundador Dr. João Cesar D’Oliveira Leite, que administrou, fiscalizou, buscou recursos junto à comunidade para cada tijolo assentado na obra do hospital. E mais, muitas vezes, colocou dinheiro do próprio bolso, vendendo parte do patrimônio de sua família, impedindo a paralisação das obras.

A área total escolhida para construção do Hospital mede, aproximadamente, 5.500 m². Ali, ergueu-se um prédio de três andares, dois para acolhimento das atividades hospitalares e um, na época, reservado para acomodar as oito Irmãs Sacramentinas, que, por muitos anos, dividiram a responsabilidade de administrar e dar assistência aos pacientes acomodados em pouco mais dos 40 leitos: doze na Enfermaria Feminina “Santa Terezinha”, doze na Enfermaria “São Camilo de Lelis”, doze leitos na Pediatria e oito leitos no berçário.

O Hospital César Leite é uma instituição que faz questão de preservar suas raízes. O atendimento humanizado, que prima pelo respeito ao ser humano, é um dos seus maiores diferenciais.

O HCL cresceu muito e tem grandes planos de expansão. Seu projeto é concluir as obras do novo prédio, implantar novos serviços e ampliar os atendimentos a toda a população da região.

Nestes 90 anos de trajetória, existem muitas histórias de vida para se contar. Momentos de acolhimento, de respeito, de sensibilidade, de preocupação com o bem-estar.

Na história dos 90 anos do Hospital César Leite, foram muitas as personalidades, funcionários e amigos que contribuíram diretamente para seu crescimento, desde os mais antigos Provedores como Dr. Dermeval Monteiro de Carvalho, Professor Sylas Agripino Heringer, Crispiniano Tasca, Nudant Pizelli de Souza, Cleo Von Randow, Nudant Pizelli de Souza Júnior, José Fialho Sobrinho, Dr. Michel Hannas, Fernando Gonçalves Lacerda, Sebastião Onofre Carvalho e muitos outros colaboradores que ajudaram a superar vários desafios para elevar o nome do Hospital.

Na entrada do hospital, a frase em latim, perpetua sua missão no tempo, indicando a tarefa rotineira dos que ali se encontram e pode ser traduzida como a “Divina obra de aliviar a dor”.

FUNDADOR

O sergipano João Cesar D’Oliveira Leite foi o fundador do hospital de Manhuaçu. Através de seu exemplo e liderança, ele mudou a história da cidade, combatendo as injustiças e sendo exemplo com sua personalidade obstinada, caridosa, empreendedora e humilde.

Formado em Medicina e Farmácia pela Faculdade de Salvador (BA), ele se mudou para Carangola e depois para Manhuaçu. Fundou jornal, foi venerável da Loja Maçônica União de Manhuaçu, vereador e professor.

O hospital foi entregue em 1934 à comunidade de Manhuaçu com 44 leitos. O médico e fundador do HCL faleceu em 1968 mas deixou um exemplo a toda a população: foi um homem por inteiro, maior do que o próprio sonho, que ergueu um templo de amor ao próximo.

HCL-HISTORIA3 HCL-HISTORIA4 HCL-HISTORIA2 HCL-HISTORIA6 HCL-HISTORIA HCL-HISTORIA7

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *