Varizes atingem e incomodam 45% das mulheres no Brasil

varizesCom a chegada do outono, a incidência dos raios solares diminui, tornando o período muito propício para tratar as incômodas varizes. Esse problema atinge 45% das mulheres e 30% dos homens no Brasil e, quando não tratado, pode provocar dor, inchaço, sensação de peso nas pernas, queimação no fim do dia, manchas e até feridas. A doença envolve vários mitos que precisam ser esclarecidos para auxiliar no tratamento.

A angiologista e cirurgiã vascular Solange Meyge Evangelista, diretora da Clínica Varizemed, em Belo Horizonte, e membro da diretoria do Departamento de Doenças Venosas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), listou alguns deles e explica quais as técnicas mais utilizadas para o tratamento das varizes e dos vasinhos:

» Se meus pais têm varizes, necessariamente eu também terei.
“As chances são maiores, mas não é uma regra.”

» Todas as grávidas apresentam varizes.
“A probabilidade de aparecer na gravidez é maior, assim como de agravar varizes já existentes. Durante a gestação, ocorre intensa atividade hormonal, que provoca dilatação das veias. Além disso, há aumento do fluxo sanguíneo nas veias abdominais. Por isso recomenda-se o uso de meias elásticas de compressão ao longo da gravidez.”

» Pode-se realizar tratamento de varizes durante a gravidez.
“O tratamento de varizes não pode ser realizado durante a gravidez. É indicado passar o período de amamentação para então dar início ao tratamento.”

» Exercícios físicos de alto impacto, como corrida, podem provocar varizes.
“Atividades físicas propiciam uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, ajudam a prevenir as varizes. No entanto, pessoas que têm o problema em estágio avançado devem consultar o angiologista.”

» Salto alto provoca varizes.
“Quem usa salto alto com frequência ou sapato sem salto tem mais chances de sofrer com as varizes. Sapatos com salto alto fazem com que a panturrilha fique contraída, o que dificulta a circulação sanguínea.”

» Mulheres estão mais propensas a varizes.
“Os hormônios têm grande influência no aparecimento das varizes. Segundo estimativas da SBACV, 30% de homens e 45% das mulheres sofrem com o problema.”

» Apenas idosos têm varizes.
“As varizes surgem com mais frequência a partir dos 30 anos.”

» Não é possível prevenir as varizes.
“Algumas medidas podem suavizar os sintomas e diminuir a progressão das varizes para formas mais avançadas, mas não evitam a doença. Entre elas, usar meias de compressão elástica para trabalhar se permanecer por longo tempo de pé ou sentado, colocar os pés para cima para melhorar o retorno venoso ao chegar em casa, praticar exercícios físicos regularmente etc.”

» Quem tem varizes tem maior risco para o desenvolvimento de trombose.
“A doença venosa provoca estase do sangue, o que aumenta o risco de formação de coágulos, que podem migrar até os pulmões, provocando uma embolia pulmonar, que pode ser fatal.”

» Para tratar varizes calibrosas só existe a cirurgia.
“Várias técnicas podem tratar varizes de maior calibre. A escleroterapia com espuma, por exemplo, é realizada com o auxílio do ultrassom e consiste na introdução de um produto em forma de espuma na veia a ser tratada. Nela não há necessidade de internação, cortes ou afastamento do trabalho. Outra opção é o endolaser (introdução de uma fibra ótica do laser por meio de uma agulha na veia acometida, que a cauteriza internamente).”

» As varizes finas somem com o tempo.
“As telangiectasias devem ser tratadas com escleroterapia química ou com espuma. Ambas apresentarão um bom resultado estético.”

» Qualquer médico pode fazer o tratamento das varizes.
“O especialista no assunto é o angiologista e o cirurgião vascular. Eles saberão diagnosticar e indicar, com segurança, o melhor tratamento para cada caso.”

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *