Procon Manhuaçu dá dicas de como proceder no caso de troca de produtos

Dia das mães, dia dos namorados, aniversários, presentes de fim de ano. As perguntas sobre a troca de produtos são frequentes: se não gostar posso trocar? Até que dia? Precisa da nota fiscal e da etiqueta? E se tiver defeito?

É muito importante que o consumidor conheça a política de troca do estabelecimento comercial antes de fazer a compra. De acordo com o Procon Manhuaçu, a regra geral é que a loja somente é obrigada a efetuar a troca se o produto apresentar defeito. E mesmo assim após ser dado ao fornecedor o prazo de 30 dias para o conserto. Essa regra está no Código de Defesa do Consumidor.

A troca sem o produto apresentar defeito é mera liberalidade do fornecedor. Contudo, as condições de troca devem estar afixadas em local visível e de fácil acesso, para que o consumidor esteja informado antes de fazer a compra.

Para evitar problemas, guarde a nota fiscal e não retire a etiqueta do produto até a solução da troca.

Para as compras feitas pela internet, o prazo para desistência do negócio é de sete dias contados da data do recebimento do produto, independentemente se ele tenha defeito ou não.

Fique de olho nas condições de troca e exija seus direitos.

Para registro de reclamações, o consumidor deve se dirigir à sede do Procon Manhuaçu, na Praça Cinco de Novembro, 339, salas 102/103, Térreo, Centro, Manhuaçu, Minas Gerais.

Coordenadoria Geral / Procon Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *