Dicas para viagem segura no feriado da Semana Santa

O feriado da Semana Santa se aproxima. Veja orientações importantes para uma viagem segura. O nosso objetivo com esta iniciativa é reduzir esses índices, salvar vidas e proporcionar um feriado seguro.

Dicas de segurança

Antes de pegar a estrada o condutor deve seguir algumas recomendações. Planejar a sua viagem, observando itinerário, condições adversas de pista e tempo, além de realizar a manutenção preventiva do veículo como nível de óleo, freios, pneus que ofereçam condições de segurança. Ainda assim, o motorista deve observar as vestes, no intuito de evitar um desconforto, ter cautela ao realizar as refeições, primando por aquelas mais leves, o condutor deve estar consciente de sua responsabilidade. É preciso se comportar com atenção e cautela, ser um condutor defensivo.

É obrigatório ligar os faróis do veículo e reduzir a velocidade. Uma conduta preventiva dentro dos princípios de ‘ver e ser visto’ é a de realizar a viagem com os faróis acesos durante todo o percurso como determina a Lei. Não dirija com sono, cansado e após ter ingerido bebida alcoólica.

O Detran chama a atenção também, para os cuidados redobrados no início e no fim de trajetos, bem como para as altas velocidades em pistas retas e em boas condições. Ao passar próximo às cidades e perímetros urbanos, redobre os cuidados e reduza a velocidade. Lembre-se, para a segurança das crianças, utilize sempre o dispositivo de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) de acordo com a faixa etária no banco de trás do veículo.

E nunca se esqueça, o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete trazer ainda mais segurança para os ocupantes dos carros: a partir de 2020, todos os veículos zero quilômetro deverão ter apenas o cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, não havendo mais os abdominais, inclusive no banco traseiro. O apoio de cabeça também será obrigatório em todos os assentos.

A lei atual determina que o cinto de três pontos seja utilizado pelos passageiros da frente e os laterais traseiros, por isso é pouco comum que ele seja encontrado no assento central do banco de trás.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *