Diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida no autismo

31.03_autistas_OPASDe acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, atualmente, existe um caso de autismo para cada 68 crianças norte-americanas de até oito anos. Assim, no Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, dois milhões de pessoas dentro do diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA).

Segundo a psiquiatra especializada em infância e adolescência e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Maria Lopes, as crianças diagnosticadas com TEA tem o comprometimento de mais de uma área do desenvolvimento, sobretudo na linguagem, acarretando dificuldades no relacionamento interpessoal.

“O Transtorno do Espectro Autista está dentro do que a gente chama de transtorno do desenvolvimento, quando você tem o comprometimento de mais de uma área do desenvolvimento, responsável pela aquisição de habilidades, como no campo motor-fino adaptativo, o pessoal-social e a área de linguagem”, afirma a professora.

Busca pelo diagnóstico

Para Ana Maria Lopes, é necessário um diagnóstico precoce visando intervenções terapêuticas capazes de formular um plano de cuidado prolongado para as crianças. “O foco precisa ser no diagnóstico que deve ser elaborado por uma equipe interdisciplinar, com psiquiatras, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros. O profissional de saúde precisa ficar atento para o processo de aquisição dos marcos de desenvolvimento da criança, principalmente, no primeiro ano de vida”, explica.

Com o objetivo de orientar as famílias e os profissionais de saúde para auxiliar na identificação do autismo, o Ministério da Saúde lançou, em 2014, a Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

No documento são apresentados os sinais de alerta das crianças e os indicadores de desenvolvimento infantil, como aspectos da linguagem, alimentação e interação social. A dificuldade para o diagnóstico, algo ainda muito comum, é fonte de estresse para os familiares envolvidos com o cuidado das crianças, refletindo negativamente na qualidade de vida de todos ao redor, principalmente para a criança.

A jornalista Selma Sueli Silva, mãe de Victor Mendonça, de 20 anos, com síndrome de Asperger – condição semelhante ao autismo, conta que desde cedo percebeu diferenças no filho, fazendo com que os métodos de educação adotados por ela não produzissem o efeito esperado, como acontecia com as outras crianças. “Busquei insistentemente o diagnóstico, que veio quando o Victor estava com 11 anos. Passei a entender as características dos autistas, o que me fez educar de forma específica. Assim ficou mais tranquilo me enriquecer com as especificidades de meu filho”, compartilha.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *