Sacramentinos se manifestam contra reforma da Previdência (PEC 287)

sacramentinos SEMINÁRIOOs Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora estiveram em assembléia nesses últimos três dias de março de 2017. E, atentos ao clamor do Povo e à dignidade humana e vida digna para todos. Ouvindo também o grito dos mais vulneráveis não se omitiram diante do quadro políticossocial que o país estão passando e manifestam seu apoio aos nossos irmãos.

Segue manifesto na íntegra :

MANIFESTO PELA VIDA DIGNA PARA TODOS
“Eu vim para que todos tenham vida em abundância” (cf. Jo 10,10)

Nós, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, reunidos em Assembleia,em Manhumirim-MG, queremos manifestar nosso compromisso com a luta a favor da vida e da dignidade de toda pessoa humana.

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco e fazendo coro à voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de muitas Igrejas Particulares em nosso país, manifestamos nossa inquieta preocupação com as mudanças ensaiadas pelo governo federal através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 que ora tramita no Congresso Nacional. Entendemos que essa proposta, limita em excesso e até mesmo ameaça o legítimo direito à aposentadoria, fruto de conquistas populares e democráticas, já garantido nas Constituições Cidadãs de 1988.

O direito Previdenciário é uma garantia de vida para que os trabalhadores/as que, através das contribuições sociais durante seu tempo de trabalho, asseguram o amparo diante das dificuldades advindas da idade, das enfermidades, dos acidentes e da maternidade. Trata-se de um direito à vida e à vida com dignidade. Esta PEC 287/2016, levando em conta apenas os dados financeiros ainda discutíveis, como o suposto déficit da Previdência, restringe em demasia o direito à aposentadoria e em muitos casos chega a negá-lo, efetivamente. Isto configura uma injustiça, pois não contempla os valores éticos sociais e causa prejuízo direto e mesmo ameaça a vida, particularmente dos mais pobres e desfavorecidos.

Frente a essa situação, nos solidarizamos com todos os cristãos e pessoas de boa vontade que, através de mobilizações pacíficas, e nas mais variadas formas de grito pelos seus direitos, buscam defender a garantia do legítimo direito Previdenciário bem como as conquistas no campo das garantias trabalhistas alcançadas, afim de que todos tenham mais vida e vida em abundância.

Manhumirim-MG, 31 de março de 2017.

Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN
Diretor Presidente do IMSNS
Demais participantes da Assembleia SDN

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *