Carros antigos com mais de 10 sem licenciamento terão baixa automática

carros-antigosPoucas coisas são mais fascinantes no universo gearhead que a possibilidade de encontrar uma relíquia sobre rodas guardada ou abandonada por anos a fio, como um tesouro esquecido. Nos últimos anos dezenas, talvez centenas, de clássicos foram recuperados desta forma, incluindo modelos que se pensava estarem perdidos para sempre — como o protótipo do Mustang Boss 302, os primeiros protótipos do Pontiac Firebird, um dos três Ford GT40 “Mk1,5” e o último dos Shelby Daytona Coupé.

O Brasil também teve os seus barnfinds, mas infelizmente parece que a partir de hoje eles serão mais raros de acontecer. Não por que o que tinha de ser encontrado já foi encontrado. Os barnfinds brasileiros vão acabar na base da canetada: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou nesta quinta-feira (30) uma resolução que prevê a baixa automática de veículos antigos não licenciados há mais de dez anos.

Até ontem a baixa se aplicava somente a veículos com danos de grande monta (irrecuperáveis ou “perda total”), desmontados ou vendidos como sucata. Com a nova resolução, qualquer veículo produzido há mais de 25 anos e que tenha mais de 10 anos de licenciamento atrasado será incluído automaticamente em um registro de “frota desativada” por um prazo máximo de cinco anos. O proprietário será notificado 60 dias antes do encerramento deste prazo e, caso não manifeste interesse em regularizar as pendências, o veículo será baixado automaticamente, tendo seu número de identificação e de cadastro eliminados do registro nacional de veículos automotores (Renavam).

A intenção do Contran é manter o registro nacional de veículos atualizado pois, segundo o Conselho, “há um elevado número de veículos fabricados há 25 anos ou mais que não são licenciados há mais de dez anos”.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *