Unidade de Saúde Prisional é inaugurada em Manhuaçu

saudeprisional1 saudeprisional2Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 28/03, a Unidade de Saúde Prisional do Presídio de Manhuaçu, localizado anexo à 6ª DRPC, no Bairro Bom Pastor. Fruto de esforço conjunto entre a Prefeitura, Ministério da Saúde/ SUS e Poder Judiciário, este novo espaço representa importante conquista para os detentos e a sociedade, pois, a partir de agora, diversos atendimentos médicos poderão ser prestados no próprio presídio, reduzindo a quantidade de deslocamento dos detentos até as UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou mesmo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Entre as autoridades presentes, a Prefeita Cici Magalhães; Diretor do Presídio, Dr. Carlos Eduardo Amaral de Paula; Juiz de Execução Criminal, Dr. Maurício Navarro Bandeira de Melo; Juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Marco Antônio da Silva; Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Sérvio Túlio Mariano; Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Motta; Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales; Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos; Vereadores Rodrigo Júlio dos Santos e Berenice Maria Ferreira de Souza; Presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira; Presidente do Comsep, Flávio Gonçalves Lacerda, e Jânio Garcia Mendes (Secretaria de Obras).

Com a inauguração da obra, seis novas salas foram construídas, das quais quatro serão destinadas ao atendimento médico aos detentos e outras duas para o setor administrativo. ‘Ao longo dos anos, tivemos diversas dificuldades na prestação de assistência à Saúde de forma efetiva. Ora devido à falta de viaturas para o transporte, ora pela disponibilização de vagas, pois a única UBS que nos atende, não dava conta de todas as demandas do presídio. Diariamente, há demandas de consultas e de atendimentos emergenciais, que são encaminhados para a UPA, trazendo transtornos na condução dos internos e para a população – que também aguarda por atendimento médico-. Ressalta-se que a grande maioria dos casos, como curativos, suturas, retiradas de ponto, primeiros socorros, administração de medicação intramuscular e venosa, poderiam ser resolvidas no próprio presídio, se houvesse local adequado. Agora, a realidade é outra’, relatou a direção do presídio.

A Prefeita Cici Magalhães destacou que ‘é com muita satisfação que tenho parte de um sonho realizado. É um trabalho que iniciamos durante nossa atuação na GRS (Gerência Regional de Saúde). Tentamos no Governo passado o credenciamento, pelo Governo Federal, de uma equipe na APAC e outra no presídio, e não obtivemos sucesso. Agora, estaremos tentando com Governo Federal este credenciamento da Equipe de Atenção Prisional, até que isto aconteça estamos disponibilizando os profissionais de Saúde das Equipes de Saúde da Família, até conseguirmos este credenciamento, e, com isso, trazer uma condição mais humana para estas pessoas que já são tão discriminadas. Temos ainda muitas conquistas pela frente, mas não existe vitória sem luta. Vamos buscar de todas as formas melhorias para a saúde, não somente para o sistema prisional, mas para toda a população de Manhuaçu’.

Ainda durante a solenidade, foram também mencionados os esforços do Juiz de Direito Dr. Walteir José da Silva e da Defensora Pública e Presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Denise Rodrigues, entre outros colaboradores para a consolidação deste importante projeto.

 Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *