Vida e Saúde: Como evitar doenças renais

rinsDoenças renais, (também conhecidas como nefropatias) são complicações que reduzem a capacidade dos rins e evitam seu correto funcionamento. Alem disso, Estas vão avançando de forma gradual até que o rins se tornem incapazes de cumprir seu trabalho. A boa notícia é que uma vez detectado o problema, pode-se recuperar parte ou toda a função perdida. O médico lhe indicará uma lista de recomendações que deverá seguir ao pé da letra.

As doenças renais são um problema que pode afetar qualquer pessoa. Dado que os rins se encarregam de depurar as toxinas que entram em nosso corpo junto com os alimentos, uma boa alimentação pode ajudar a evitar esta onda de problemas.

A complexidade dos problemas renais surge porque tende a ser doenças silenciosas até se encontrarem no estado avançado sendo então de difícil tratamento. O mais normal é sentir dor somente quando os cálculos renais estejam bem grandes.

Dieta e Alimentação Variada

Você já deve ter lido em muitos lugares a importância de ser ter uma dieta variada. Isto não somente lhe permite criar opções mais saudáveis e deliciosas, como também ajuda seu corpo a obter diversos nutrientes que se encarregarão de evitar doenças renais. Os alimentos que não devem faltar em sua dieta são.

Mirtilos

Mirtilos são uma excelente opção para evitar doenças renais ou para lidar com elas, caso você já as tenha. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, os mirtilos trazem uma grande quantidade de antioxidantes. Mesmo que possam ser relativamente caros em alguns lugares, saiba que você somente precisa de 25 bagas para obter 800 a 1000 mg de fósforo.

Aipo

Acredita-se que não se deve consumir o aipo quando se sofre de doenças renais. No entanto, este alimento traz grandes benefícios para evitar todo tipo de nefrologias.

Seus compostos químicos orgânicos nivelam o hormônio do estresse e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Estes dois fatores se veem alterados quando qualquer tipo de doença renal aparece.

Perder peso é mais fácil quando se consume aipo. Isso se deve ao fato de que cada caule de aipo somente apresenta 10 calorias, sendo que o corpo gasta muito mais em seu processo de absorção.

Evitar doenças renais comendo pouco sal

Estamos tão acostumados a consumir grandes quantidades de sal que nem sequer estamos conscientes disso. O sal está disponível em toda classe de alimento processado e, se não tivermos cuidado, pode nos causar doenças renais.

Um bom começo é reduzir a quantidade de sal com a qual temperamos nossos alimentos. Por exemplo, as saladas podem ser consumidas sem a adição de sal, mesmo que na receita seja recomendado adicionar uma pitada.

Pressão arterial e sua glicemia

Você sabia que as pessoas com problemas de pressão arterial e diabetes são mais propensas a apresentar doenças renais? Isto se deve ao fato de que estes dois problemas afetam o correto funcionamento dos rins.

Evitar doenças renais fazendo exercícios de forma habitual

O sedentarismo é um dos principais inimigos de seus rins. Quando se passa muito tempo sentado ou sem se mover, os rins ficam preguiçosos e seu funcionamento se torna dificultoso. Evitar as doenças renais é possível com um pouco de exercício todos os dias. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana.

Quando seus níveis de pressão arterial estão muito acima do normal os rins apresentam problemas para filtrar o sangue, urina e toxinas. Se esta situação não é vigiada e controlada, com o passar do tempo os rins são danificados irreversivelmente.

No caso da diabetes, os níveis de glicose também provocam a perda de proteínas pela urina. Se você vive com esta condição, assegure-se de que sua glicose se mantenha nos níveis apropriados.

Informações www.saudedica.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *