Caratinga: Presídio começa a utilizar scanner corporal para revistas de visitantes

body-scan-2Os visitantes do Presídio de Caratinga não serão mais submetidos a procedimentos de revistas constrangedoras. A chegada do scanner corporal coloca fim à revista tradicional vexatória e implanta uma revista humanizada para os familiares dos presos. O equipamento, conhecido como “Body Scan”, que funciona como uma espécie de raio-x do corpo inteiro, foi inaugurado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), e pelo Tribunal de Justiça (TJ), por meio da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Caratinga, durante a manhã desta quinta-feira (23/02).

O Body Scan é capaz de detectar objetos e materiais ilícitos escondidos no corpo. A solenidade de inauguração do Body Scan contou com a presença do secretário estadual de Administração Prisional Francisco Kupdlowski e de várias autoridades de segurança pública.

Kupdlowski ressaltou que o equipamento trará vários benefícios para o sistema prisional da comarca. “É um equipamento indispensável ao sistema prisional. Ele visa não apenas evitar uma revista vexatória para os familiares dos presos, mas acima de tudo, evita, também, que, qualquer objeto, que possa piorar ou majorar uma situação desagradável de cumprimento de pena ao preso, adentre no sistema prisional, agravando a sua situação em termos processuais penais”, disse.

O equipamento de última geração está alocado em uma sala construída pelos próprios detentos. O Presídio de Caratinga é a primeira unidade da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) a instalar um Body Scan. Segundo o juiz de Direito da 1ª Vara Criminal, Consuelo Silveira Neto, a chegada do Body Scan representa a união de esforços entre o Executivo e o Poder Judiciário, que entregam à comunidade, um equipamento para a melhoria da segurança pública e da ressocialização do preso. O scanner corporal foi alugado e custeado com recursos advindos do Poder Judiciário.

Dez presos trabalharam na obra de construção e instalação do escâner. Os funcionários da unidade também passaram por um treinamento para manusear o novo equipamento. Foram investidos R$ 152 mil arrecadados com a aplicação da pena de prestações pecuniárias, para a construção da sala que abriga o equipamento e para o pagamento do aluguel do scanner corporal durante um ano em parcelas mensais de R$ 12 mil. O contrato do aluguel também pode ser prorrogado. “Não se tratam de recursos públicos porque foram penas cumpridas e pagas pelos próprios cidadãos da comarca”, explicou o juiz.

A diretora do presídio, Maria Alice Mendes Gomes, destacou que o Body Scan tornará o procedimento de revista mais ágil, aumentará a segurança dentro da unidade prisional, impedindo a entrada de drogas, armas e celulares, além de reduzir o tempo de espera nas filas nos dias de visitas. A revista tradicional dura cerca de 10 a 15 minutos, enquanto que a revista com o uso do scanner corporal dura 7 segundos. Com a nova instalação, a unidade estará totalmente equipada com aparelhos de última geração, visto que já existem banquetas, bastões de raios-x, portal de detector de metais e o scanner de alimentos.

Informações TV Super Canal, Caratinga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *