Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas será em abril

Reuniao Simposio ACIAM (8)Qualidade, mercado, agricultura familiar, comercialização e produtividade serão os principais temas do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas. A 21ª edição do evento começa no dia 4 de abril, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu (MG) e pretende reunir mais de 1.600 pessoas em debates, palestras e dia de campo sobre novidades no setor cafeeiro.

Ao longo de duas décadas anos, as palestras enfocaram a qualidade e a produtividade e resultaram numa melhora significativa nos cafés produzidos nas Matas de Minas. O reconhecimento veio em concursos internacionais de qualidade e garantiram a mudança da imagem que os chamados cafés rio-zona tinham no mercado brasileiro. Ao longo dos anos, o simpósio se voltou para a administração da propriedade rural. Com temáticas de gestão, controle e planejamento, o produtor tradicional e os filhos, formados numa nova cultura, iniciaram uma mudança tecnológica e gerencial nas fazendas.

Para a programação deste ano, a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios (ACIAM), organizadora do evento, reuniu os parceiros técnicos como Emater-MG, Associação de Cafés Especiais (SCAMG), Senar Minas, Secretaria de Agricultura, para discutir os temas e palestrantes.

Segundo o presidente Silvério Afonso Júnior, o formato seguirá o modelo dos últimos anos. Serão quatro dias, começa no dia 4 de abril e vai até o dia 7 de abril, sendo que os três primeiros acontecem no Parque de Exposições e o encerramento será com o Dia de Campo no Centro Experimental das Fazendas Heringer.

“A programação terá palestras sobre clima, mercado de café, qualidade, agricultura familiar, além da participação das mulheres e da família produtora de café. O leque de temas será bastante eclético. Estamos trabalhando mais uma vez para levar ao produtor as novidades, tendências, expectativas de mercado e o fortalecimento da qualidade do café, que tem sido o carro-chefe nos últimos simpósios e que realmente transformou a nossa região na maior vencedora de prêmios de qualidade de café do Brasil”, antecipa Silvério Afonso.

Parceria

Os parceiros e empresas expositoras estão muito empolgadas com a edição deste ano. A ACIAM chegou ao final de janeiro com todo o espaço da feira do Simpósio de Cafeicultura vendido. “As empresas realmente abraçaram e ficamos felizes com a confiança que as empresas locais, multinacionais e empresários depositaram na gente. Vamos ter um grande evento, reunindo toda a cadeia produtiva. Nosso objetivo é justamente esse: fortalecer a cafeicultura da nossa região”.

Apesar das definições dos temas e do formato do evento, a expectativa é fechar a programação e divulgá-la na próxima semana. Já é certo que no dia 4 haverá abertura pela manhã e palestras à tarde com temas ligados a clima e cultivo/produtividade do cafezal. No segundo dia, a primeira parte será com foco na Região das Matas de Minas e a tarde com temas relacionados a qualidade e mercado. Na quinta-feira, haverá um espaço dedicado ás mulheres cafeicultoras e a tarde a agricultura familiar, sucessão nas propriedades e cafés especiais. Também está garantida a demonstração de equipamentos, a realização de minicursos e o dia de campo.

Participaram da reunião, o presidente da ACIAM Silvério Afonso, o coordenador de vendas Ramiro Franklin (Bizz Marketing), o secretário de Comunicação Social de Manhuaçu e presidente da SCAMG Alexandre Leitão, os representantes da Emater-MG Rômulo Matozinho e Paulo Roberto Corrêa, o Secretário de Agricultura Flânio Alves e coordenador Jésus Sangi, a Secretária de Cultura e Turismo Gena Clara e a mobilizadora do Senar Isaura da Paixão.

Asssessoria de Imprensa Aciam

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *