Rancho do Odilonzinho, parceiro das Fazendas do BASA

garapa

Garapa

griselda

Griselda

A demanda crescente por genética leiteira de qualidade no mercado, despertou o interesse do engenheiro agrônomo e produtor rural  Odilon de Rezende Barbosa Filho, que investe na atividade. O projeto implantado na propriedade Rancho do Odilonzinho está localizado há 28 km do centro de Juiz de Fora – MG, no município de Chácara. Esse projeto de melhoramento genético começou a ser visto como referência na produção e criação de “animais com genética superior” e na produção leiteira de qualidade, com um modelo de gestão bem planejado, que vem assegurando retorno ao investimento.

Na atividade praticamente desde que nasceu, Odilon de Rezende Barbosa Filho é o quarto na linha sucessória de produtores rurais de sua família, e já contabiliza 32 anos de trabalhos dedicados à produção de leite e desde então, a busca incessante pelo melhoramento genético de animais com lactações superiores.

Num bate papo com o engenheiro agrônomo e produtor de leite e genética superior, o mesmo nos revela que as Fazendas do BASA são uma grande fonte de genética, onde além de conseguirem produzir animais absolutamente melhoradores, oferecem uma parceria técnica comercial super atraente.

Leia a seguir o bate papo com mais um parceiro das  Fazendas do BASA

Nome/ profissão/ nome da Propriedade Rural e localização

Meu nome é Odilon de Rezende Barbosa Filho. Sou engenheiro agrônomo, formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1985. Minha propriedade se chama Rancho do Odilonzinho e fica localizada no município de Chácara – MG.

Quantos anos na atividade rural e qual a principal atividade?

Sou filho, neto e bisneto de produtor rural. Eu estou na atividade desde 1984, portanto, há 32 anos. Minha atividade principal é produção de genética e leite.

O que representa as Fazendas do BASA para o melhoramento genético do rebanho leiteiro?

O Basa é uma referência nacional e internacional para a pecuária leiteira nacional. A genética que as fazendas do Basa disponibilizam para o mercado tem contribuído muito para o melhoramento do rebanho brasileiro. Além da qualidade extraordinária, produz em escala, impactando de maneira significativa no mercado de boas vacas.

O trabalho realizado através da Rede de Gado Bom do BASA, iniciou quando e por quê?

Iniciamos a parceria com o Basa à aproximadamente 5 anos e de lá para cá não paramos mais. Adquirimos vários animais e produzimos outros tantos em parceria. Iniciamos essa parceria por acreditar que as fazendas do Basa são uma grande fonte de genética, onde além de conseguirem produzir animais absolutamente melhoradores, oferecem uma parceria técnica comercial super atraente.

O que se destaca no trabalho realizado pelas Fazendas do Basa, a partir de doadoras Gir Leiteiro com altas lactações aferidas oficialmente?

Essa é a grande marca das fazendas do Basa, disponibilizar animais oriundos das grandes vacas do país, aumentando a acurácia do resultado.

Trabalhar com a genética do BASA aumentou a eficiência na atividade? Quantos animais foram produzidos e qual a produtividade desses animais? É possível fazer uma comparação de antes e depois da produção de animais com a genética do BASA?

Certamente vem aumentando a eficiência sim. Como nossa principal atividade é a produção de genética, buscamos identificar dentro do nosso plantel, animais com potencial para serem doadoras e já conseguimos identificar várias doadoras que vieram das fazendas do Basa, sendo várias delas mães de nossos futuros animais.

Ao escolher o Programa Rede Gado Bom do Basa, o senhor demonstrou confiança no trabalho de melhoramento genético das Fazendas do BASA. Foi difícil tomar essa decisão?

Nem um pouco. Além de conhecer o trabalho das fazendas do Basa a mais de 20 anos, conheço bem o veterinário responsável, Dr. Simeão, que é meu amigo particular e o Dr. Evandro, que é o sócio que todo mundo gostaria de ter.

No seu ponto de vista, existe um diferencial entre as Fazendas do Basa, em relação a outras propriedades que já visitou?

Com toda certeza. As fazendas do Basa conseguiram concentrar as melhores famílias do Gir Leiteiro do mundo em uma única mão e disponibiliza a mesma sem restrição. Isso faz a grande diferença.

Como já disse, além de toda a qualidade que as fazendas do Basa disponibilizam ao mercado e aos seus parceiros, o Dr. Evandro é um grande conhecedor, entusiasta e visionário que valoriza sobremaneira seus parceiros com o objetivo maior de contribuir com o melhoramento genético do rebanho leiteiro nacional.

Seja você também um parceiro das Fazendas do BASA, ligue agora: (32) 3441-6001. Agende uma visita.

Informações Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *