Manhuaçu participa de Seminário MG contra a Febre Amarela em Caratinga

cici-manhuacu febre-amarela-caratingaManhuaçu está em alerta com os casos suspeitos de febre amarela em municípios próximos. Com esta preocupação, na manhã da última sexta feira, 13/01, a prefeita Cici Magalhães e a secretária de saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales, estiveram em Caratinga, onde participaram de um Seminário Minas Gerais contra a Febre Amarela, promovido pelo Governo de Minas.

No evento houve ampla discussão das ações e medidas a serem implementadas nos municípios da região, o quem sido preocupação de Manhuaçu desde o momento que surgiram casos de doença em Caratinga e Ipanema, municípios próximos. Todas as unidades de saúde, vigilância ambiental e epidemiologia estão mobilizadas, a partir de uma conclamação da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura.

Estado em emergência

Durante o seminário em Caratinga era aguardada a participação do Governador Fernando Pimentel que teve que cancelar a ida ao evento, pois o avião em que estava não pode pousar devido ao mal tempo. Foi divulgado que governo de Minas Gerais havia decretado situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto de febre amarela. O decreto contempla 152 cidades no entorno de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, na Região Leste, Manhumirim (sede da Gerência Regional de Saúde da qual Manhuaçu faz parte), na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramento dos casos e prevenção, que recebe o nome de Sala de Situação. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.

Vacinação em Manhuaçu

A Secretaria Estadual de Saúde está disponibilizando aos poucos as doses de vacina para Manhuaçu uma vez que existem municípios prioritários que já tem casos suspeitos e ou confirmados da doença, o que não acontece por aqui.

A secretária municipal de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, reforça a informação já divulgada anteriormente que o município está disponibilizando as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde de acordo com o quantitativo recebido do Estado e em conformidade com a última nota técnica SES/MG 02/2017 que trata da intensificação e orientações de vacinação de febre amarela.

Outras informações sobre a vacinação podem ser obtidas na unidade de saúde onde você leitor reside. É importante que você tenha em mãos o seu cartão de vacinação. Caso não o encontre, mesmo assim não deixe de se informar com a equipe de saúde que cuida de você e de sua família.

Luiz Nascimento, informações SMS de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *