Febre Amarela: Saúde vai vacinar população em áreas de risco em casa

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai começar, imediatamente, a vacinar em casa as pessoas que moram nas áreas com registros de casos de febre amarela nos vales do Rio Doce e Mucuri. Esse trabalho será feito, preferencialmente, nas áreas rurais, com duas doses em um intervalo de 30 dias para aqueles que nunca foram imunizados.

Para dar conta desse trabalho, a SES contará com o apoio de duas equipes do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e técnicos do Programa Nacional de Imunização e Coordenação-Geral das Doenças Transmissíveis, vinculados ao Ministério da Saúde, que já estão na região que registrou surto da febre amarela.

Dez municípios (Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema e Inhapim), distribuídos nos vales do Mucuri e do Rio Doce, registraram 23 casos, sendo 16 prováveis e sete ainda em investigação. Das 23 notificações, 14 mortes foram constatadas.

Atualmente, Minas Gerais tem 280 mil doses da vacina contra a febre amarela em seu estoque, mas o Ministério da Saúde vai encaminhar, ainda hoje, mais 285 mil doses ao estado, totalizando 565 mil unidades para toda a população mineira.

Informações SES

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *