Manhuaçu participa da 27ª Feira Nacional de Artesanato

expominas-artesaos-manhuacu expominas-artesaos-manhuacu-2 expominas-artesaos-manhuacu-3Teve início na segunda-feira, 06/12, a 27ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece anualmente em Belo Horizonte, no Expominas. Manhuaçu está representada por três artesãs do Espaço Cultural Só Arte, que tiveram seus materiais aprovados em um rigoroso processo de seleção para participar do evento, que é um dos mais concorridos do ramo. A secretária de Cultura e Turismo, Mariza Klein, esteve na abertura do evento.

“A feira é maravilhosa, enorme, passamos um dia lá e não conseguimos conhecer toda ela. Vimos gente do Brasil inteiro, os estandes estão lindos, e tem sido uma honra para nós estarmos representados lá” – alegra-se Klein, que comenta sobre como essa oportunidade foi possível. “Nós fomos através do Circuito Pico da Bandeira, que tem 17 municípios, inclusive Manhuaçu. Todos eles participaram da seleção, mas somente nós e o município de Espera Feliz fomos selecionados. E foi um presente enorme, que nos deixa muito feliz, isso é muito importante para o município e para as artesãs também” – diz.

Para Mariza Klein, isso é resultado de um esforço que começou em 2013, quando Manhuaçu ainda não tinha secretaria de Cultura organizada. “Nós fizemos uma seleção de artesãos e inauguramos o Espaço Cultural Só Arte, que fica na praça Cesar Leite. Eles expõem e comercializam seus produtos lá, fazendo um rodízio de 30 em 30 dias entre eles, para que todos tenham oportunidade. E também temos nossa grande feira na praça Cordovil Pinto Coelho, onde todos eles expõem” – lembra a secretária ao destacar que, quando começou, a feira na praça era mensal, e hoje já se tornou quinzenal, devido à procura, que é cada vez maior. “Temos várias mulheres ali que afirmam que isso mudou a vida delas, não só financeiramente. Algumas eram até mesmo depressivas e superaram isso com a ajuda do artesanato” – emociona-se a secretária.

Frutos

“É muito gratificante, Estamos todas muito felizes, foi uma porta que se abriu para nós. Nosso trabalho foi recompensado e tenho certeza que essa será a primeira de muitas que virão” – diz a artesã Lurdes Afonso, uma das selecionadas para a Feira. “Eu fiquei muito feliz com a escolha do nosso produto. É sinal de que o nome de Manhuaçu está sendo levado, não só para o país, mas até para fora” – diz a também selecionada, Margarida Cornélio. “Eu sonhava com essa feira em Belo Horizonte, muitas pessoas comentavam e eu falei que lutaria para chegar aqui. E agora chegou essa surpresa. Vamos valorizar isso, vamos mostrar que nós somos capazes de fazer algo que as pessoas do Brasil inteiro vão reconhecer” – garante Agneida Silva, que também foi expor na Feira.

Dezenas de artesãos em Manhuaçu já estão mobilizados e tanto usufruem do Espaço Cultural Só Arte, que funciona todos os dias de 9h às 18h, como também participam da feira quinzenal. O objetivo da iniciativa é o de valorizar o que é produzido pelos manhuaçuenses e ainda proporcionar oportunidade de geração de renda. Artesãos que ainda não fazem parte, podem procurar a sede da Secretaria, no Centro Cultural, na Rua Monsenhor Gonzales, ao lado da Matriz São Lourenço, levando uma mostra do material que produz para realizar um cadastro.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *