Prevenção de doenças no centro de Manhuaçu

saude-prevencao-centro saude-prevencao-centro-2 saude-prevencao-centro-3Profissionais da Atenção Primária, das Estratégias de Saúde da Família – ESFs e do Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF em Manhuaçu realizaram nesta sexta-feira, 28, atividades de promoção do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Objetivo com a iniciativa, realizada em parceria com a FACIG, Natura, Escola do Futuro e outras entidades, foi chamar a atenção da população para a importância de cuidados e a prevenção de doenças como o Câncer de Mama e de Próstata.

Para orientar as pessoas foram distribuídos panfletos nos estandes montados na praça com informações sobre as duas doenças e as formas de prevenção. Os profissionais de saúde, ao entregar os panfletos, também tiravam dúvidas dos interessados.

A marcação de exames também foi feita durante a programação. Foram várias marcações de exames de mamografia, para detecção do câncer de mama e também do PSA para homens, em relação ao câncer de próstata. A coordenação do evento ganhou de laboratórios particulares exames de PSA, ampliando o número de agendamentos.

Outros exames foram disponibilizados durante as atividades como aferição de pressão arterial e testes de glicemia com a participação de profissionais da saúde de Manhuaçu e estudantes. Também foi feita durante a manhã uma caminhada partindo da Praça Cordovil Pinto Coelho, passando pelo Coqueiro e retornando ao Centro.

Para a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Adriana Verly, o objetivo com as atividades foi a conscientização da população. “Fazer o exame, se tocar, se conhecer e o objetivo maior é mostrar para as pessoas que a prevenção ainda é o melhor remédio. E que se você previne, se você detecta, tem mais chance de ter a cura para a doença” – afirmou.

As atividades lembrando o Outubro Rosa e o Novembro Azul, buscaram também conscientizar as pessoas a procurarem a unidade de saúde mais próxima para marcação de exames e acompanhamento fora dessas campanhas. “Nosso objetivo maior hoje nos stands foi demonstrar o trabalho para a população que já é feito nas unidades de saúde no dia a dia” – completou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *