Eleições 2016: Como votar neste domingo?

Neste domingo, 02/10, serão eleitos prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores em todo o país. A seguir, esclarecimentos sobre o dia do pleito. Confira abaixo as respostas para algumas das dúvidas mais comuns dos eleitores, que estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Qual documento preciso apresentar para votar?

Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista), sendo facultativa a apresentação do título eleitoral.

Como proceder na votação eletrônica com biometria?

O eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, para que o mesário o localize no caderno de votação e digite o número da inscrição no terminal da urna.

Após o reconhecimento biométrico por uma das digitais cadastradas, será autorizado a votar. Caso não seja reconhecida sua digital, o presidente deve conferir o documento e interrogá-lo sobre os seus dados, conferindo também sua assinatura.

Qual é o horário de votação?

O horário da votação será das 8h às 17h (horário local), tanto no primeiro quanto no segundo turno. Havendo fila, às 17h, será fornecida senha que permitirá votar.

Posso votar utilizando o “santinho” correspondente ao meu candidato?

Sim. Para agilizar a votação, recomenda-se que o eleitor faça uso de uma “cola” feita por ele ou utilize o material da Justiça Eleitoral.

Posso votar usando acessórios dos meus candidatos?

São vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda, de modo a caracterizar manifestação coletiva.

Posso usar telefone celular na cabine de votação?

Deverão ficar retidos na mesa receptora, enquanto o eleitor estiver votando: celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro que possa comprometer o sigilo do voto.

Hora do voto?

O primeiro voto é para vereador. O eleitor deve digitar os cinco números na urna, verificar a foto e o número do candidato e depois apertar a tecla confirma. Em seguida será a vez de votar para prefeito. O eleitor deve digitar dois números. A tela vai exibir os dados do candidato e do vice. Verifique com atenção e depois aperte a tecla confirma. Seu voto será concluído depois que urna emitir um sinal sonoro.

Erro no voto?

Caso você erre algum número, o eleitor deve apertar a tecla corrige e começar tudo de novo.

Voto em branco?

Para votar em branco, basta apertar branco e confirmar.

Luiz Nascimento, informações Justiça Eleitoral

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *