ESF Santo Antônio promove caminhada para despertar sobre o exercício

passeata1 passeata3A Estratégia Saúde da Família (ESF) Santo Antônio  realizou na última terça -feira, 09/08, uma caminhada com o objetivo de conscientizar os moradores que são atendidos pelos agentes que compõem a unidade, sobre a necessidade de estarem realizando rigorosamente  exercício físico para manter a boa saúde. Muitos têm o hobby de fazer, outros a obrigação, mas, infelizmente muitos preferem o comodismo e de pouco a pouco vão  permitindo que o sedentarismo, que é a diminuição de uma atividade física  vá tomando conta diariamente do corpo.

A iniciativa surgiu depois de tantos casos de pessoas que ficam sem motivação, e após visitas, levantamentos e  acompanhamento, a equipe técnica percebeu que entre as pessoas o principal entrave para não ter a iniciativa de correr, caminhar ou exercitar o próprio corpo estava presente.

Toda a área coberta pelo ESF do Bairro Santo Antônio foi mobilizada, com o apoio da Associação de Moradores, Conselho de Unidade de Saúde (COUS), Conselho Municipal de Saúde, a fim de organizar  a caminhada. Alunos da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho e ONG Pro-Rio Manhuaçu também participaram do evento. Definiram alguns pontos considerados relevantes,  a fim de  despertar a atenção de todos que demonstram preocupação com as questões relacionadas à saúde e o bem estar.

A concentração aconteceu na Praça Martins Fraga, às 08:30h, de onde os participantes saíram  seguindo pela Rua Júlio Bueno, Ponte dos Arcos, Antônio Wellerson até a Rua Leandro Gonçalves. Em seguida, Olímpio Vargas até o Parquinho, onde houve o encerramento com o incentivo às pessoas para fazerem exercício físico todos os dias.

Para a enfermeira responsável pelo ESF Santo Antônio, Flávia Silva Cardoso, o momento foi singular para ensinar as boas práticas que promovem o bem estar do ser humano. Segundo Flávia Silva Cardoso, o exercício e o desenvolvimento da atividade estão relacionados, para que a pessoa tenha uma boa saúde, a fim de evitar problemas cardíacos, diabetes, já que há muitas pessoas com fatores de risco. Os agentes comunitários realizam as visitas e, quando percebem um quadro crítico fazem a orientação e passam a acompanhar de perto a pessoa. “Nós tivemos um trabalho contínuo dos agentes, o apoio dos comerciantes, nutricionistas e educadores físicos para desenvolver todo o trabalho. O incentivo de tantas outras pessoas foi fundamental para que o evento pudesse se realizar”, comenta a enfermeira Flávia Silva.

Os participantes demonstraram interesse e, durante a caminhada ficaram entusiasmados com a iniciativa dos profissionais do ESF  Santo Antônio, que esperam a continuidade das atividades físicas por parte de cada um, que se dispôs deixar sua casa para interagir na caminhada motivacional à prática do exercício físico.

Eduardo Satil/Jornal Tribuna do Leste

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *