“Petzinho” será o mascote da coleta coletiva de Manhuaçu

DSC_9861 DSC_9869Em mais um passo visando a implantação da coleta seletiva de material reciclável em Manhuaçu, foram escolhidos após a realização de concurso, o mascote e slogan que vão alavancar a campanha de divulgação e orientação sobre a iniciativa na cidade com o projeto “Manhuaçu mais limpa, mais bonita, mais saudável”.

Em parceria com o SAMAL – Serviço Municipal de Limpeza Urbana, a ONG Pró Rio Manhuaçu, a ASCAMARE – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – e ainda a empresa de consultoria Germinar, preparam a implantação da Coleta Seletiva com o apoio do Centro Mineiro de Resíduos e Recicláveis e acompanhamento da Terceira Promotoria Pública da Comarca.

A escolha do mascote e slogan ocorreu na última sexta-feira, 29/07, durante reunião envolvendo a comissão julgadora, composta por membros de diversas entidades do município envolvidas no processo de implantação da coleta seletiva. Segundo Maria Aparecida Sales Franco, coordenadora da Germinar, empresa que está fazendo o trabalho de educação e sensibilização da população para início da coleta seletiva, o lançamento do concurso do slogan foi feito em maio após reuniões na Secretaria Municipal de Educação e Superintendência de Ensino.

CONCURSO DISPUTADO

No total 13 escolas, incluindo particulares, municipais e estaduais, localizadas na área que vai receber o projeto piloto de coleta seletiva, foram envolvidas no trabalho e receberam informações sobre o edital do concurso. “Nós fizemos também um trabalho de palestra em todas as escolas durante o período de junho enquanto os alunos estavam preparando o material para participação no concurso, explicando sobre a coleta seletiva, onde vai acontecer e o que se propõe” – destacou Maria Aparecida.

O concurso recebeu no total 67 propostas de mascotes e 62 de slogans. Após a entrega, os trabalhos foram preparados para apresentação a uma comissão julgadora sendo identificados apenas por códigos, sem informações das crianças que produziram o material e nem da escola de origem.

Duas ideias de mascotes foram escolhidas entre as apresentadas e duas frases. A mascote principal ficou o chamado “Petzinho” e o segundo colocado o “Recicladinho”. Já para slogan foi escolhida a frase “Selecionar o lixo não custa nada mas vale muito”, que foi a mais pontuada pelos avaliadores. Em segundo lugar ficou a frase “Cidadão, o lixo que você joga no chão não fala mas diz tudo sobre você”. “É uma frase maior que a gente deve usar em alguma situação também durante a campanha” – destacou Maria Aparecida.

As ideias de mascote e o slogan foram encaminhadas para uma agência de publicidade que vai melhora a proposta para inclusão em material gráfico de divulgação da campanha de coleta seletiva. “A mascote vai entrar no teatro, cuja peça ainda será escolhida também em concurso. Ela será ainda pintada no caminhão de coleta do lixo reciclável juntamente com o slogan”, informou a coordenadora da Germinar Consultoria.

O Policial Militar de Meio Ambiente, Edson de Souza Barros, da APROMAT – Associação Regional de Proteção ao Meio Ambiente e Trânsito,

fez parte da comissão julgadora. “Foi difícil fazer a escolha de slogan e da mascote” – pontuou. Para ele a educação ambiental é a base de tudo e o concurso nas escolas que estão sendo trabalhadas mostrou que as crianças e adolescentes já estão bem conscientes da educação ambiental, o que é importante para a coleta de recicláveis nas residências.

Os próximos passos para a implantação da coleta seletiva, além da preparação do material de divulgação com mascote e slogan, é a realização de um fórum sobre a iniciativa e a escolha do teatro de rua para divulgação da campanha, que vai ocorrer nos próximos dias. A coleta seletiva está prevista para começar até o final deste mês de agosto ou início de setembro.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *