Queijo, doce e queimadinha fazem a festa em Ipanema

Queijo Ipanema 2016 (5) Queijo Ipanema 2016 (20) Queijo Ipanema 2016 (22) Queijo Ipanema 2016 (35) Queijo Ipanema 2016 (36) Queijo Ipanema 2016 (44) Queijo Ipanema 2016 (58)Ipanema comemora os novos recordes do seu queijo gigante que somou 1.910 quilos e o doce de leite que bateu 568 quilos. O encerramento da sétima edição da Festa do Queijo neste sábado, 30 de julho, mostrou a força do leite na economia do município, reuniu milhares de moradores e turistas na aprazível cidade durante a pesagem e partilha das guloseimas.

A festa capitaneada pelo Prefeito Júlio Fontoura teve a presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante a tarde desta sábado. Ele participou do corte oficial do queijo gigante e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ipanema que agrega valor ao produto, valoriza a cidade e gera emprego e renda.

Além dos tradicionais queijo e o doce de leite gigantes, outra iguaria queridinha dos mineiros fez parte do Rank – o livro dos recordes brasileiros: “O maior Bule de Queimadinha do Mundo”. Neste ano, o evento que é conhecido por suas ações criativas, recebeu mais um elemento para compor o que os moradores chamam de “Lanche da Tarde Gigante”.

O município conquistou pelo sétimo ano consecutivo o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil. O deste ano pesou exatos 100 quilos a mais do que o de 2015. O doce de leite também cresceu de 517 quilos para 568 neste ano.

Um bule de inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro foi instalado na Praça Coronel Calhau, onde a tradicional receita de açúcar derretido misturado à mil litros de leite resultou em mais de cinco mil copos de “queimadinha” distribuídos gratuitamente aos participantes da festa. O queijo gigante e o doce gigante também foram fatiados e distribuídos à população após o desfile.

Produtos da culinária do queijo foram comercializados na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau. Cursos de culinária do queijo também foram realizados em parceria com o SENAC.

A fabricação do queijo foi realizada pela Cooperativa Agropecuária de Ipanema (CAPIL) e o doce pela fábrica de doces Nhá Nair.

O público ainda assistiu shows com Vinícius Terra, Banda Balanceart, Paulo Sérgio & Mateuzito e a dupla João Lucas & Diogo.

Informações Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *