Vida e Saúde: Saúde bucal e o coração

dentes-coraçaoPara se ter um sorriso saudável e um hálito bom e agradável, é preciso começar por bons hábitos de alimentação – fibras, carnes magras, frutas e bastante água – além de escovar os dentes, usar fio dental diariamente, pelo menos três vezes ao dia, usando cremes dentais e enxaguadores bucais como coadjuvantes na manutenção da limpeza.

Quando isto não ocorre, há acumulo de resíduos alimentares e bactérias, que produzem toxinas para as gengivas e dentes. O resultado desta negligencia, é a doença gengival – também conhecida como gengivite e periodontite – e as caries que atacam o nervo dental, causando profunda dor e até perda dos dentes. De acordo com a Associação Americana de Cardiologia e da ADA (American Dental Association), quanto mais avançada a doença gengival e a periodontite, maior o risco de problemas cardíacos e infarto agudo do miocárdio.

Segundo a especialista em odontologia, Dra. Cristina Gottlieb, “Acontece que o resultado do ataque das bactérias da placa bacteriana bucal ao organismo gera a proteína C reativa, presente em todos os quadros cardíacos de infarto agudo do miocárdio”, explica.

A dentista ainda diz que, até 30% da população pode ser geneticamente suscetível às doenças da gengiva, o que significa que se alguém na sua família tem a doença periodontal, pode significar uma maior propensão para você.

Fique atento aos sintomas:

– Sangramento durante a escovação e uso do fio dental;

– Gengiva inchada, vermelha e sensível;

– Aftas constantes;

– Retração das gengivas, que passa a impressão de dentes mais compridos;

– Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;

– Mau hálito persistente;

– Pus e secreções entre os dentes e as gengivas;

– Dentes ligeiramente amolecidos;

– Abscessos dentais.

“A consulta com seu dentista deve ser regular, mais ou menos a cada quatro meses, para que seja feito uma limpeza completa profissional. Além disso, cuide de sua alimentação, reduza os açúcares e gorduras saturadas”, aconselha a Dra. Cristina, dentista e diretora do The Dental SPA, no Rio de Janeiro.

Ninguém resiste a um belo sorriso! Ele alegra o ambiente, as pessoas ao seu redor, a você mesmo!O seu sorriso e, consequentementeo seu corpo, agradecem!

Serviço: The Dental SPA – Drª Cristina Gottlieb – (21) 2132-7277/ 2025-2009 / 3827-7277 –  contato@thedentalspa.com.brwww.thedentalspa.com.br www.facebook.com/clinica.thedentalspa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *