Esponja é o objeto mais contaminado da cozinha; veja dicas

esponjaA esponja é o objeto mais contaminado da cozinha, segundo o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Por isso, cuidar da higiene da pia e da esponja é algo essencial para garantir a saúde da casa. Utilizar corretamente a esponja de lavar louça é o primeiro passo para evitar esse tipo de situação:

Esponja seca sempre: Depois da lavagem da louça, é bom enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Retirada toda a espuma, é hora de torcer bem a esponja e guardá-la em local seco, de forma que permita escorrer o resto da água.

Sabão nunca: O recomendável é somente detergente na esponja e nunca sabão (líquido ou em pedra), pois esse tipo de produto não apresenta características bactericidas e pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.

Fique atento às novidades: O mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permite a proliferação de bactérias.

Desinfecção diária: Para desinfetar as esponjas tradicionais, o que deve ser feito uma vez ao dia, o microbiologista cita três métodos acessíveis. O primeiro é lavar a esponja, embrulhar em um papel toalha, colocar em um pires e levar ao micro-ondas por um a dois minutos. Outra opção é lavar a esponja e deixá-la submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos. O terceiro é imergir a esponja em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária mais 1 litro de água, por 10 minutos.

Apenas uma semana: Independentemente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, depois desse período, a esponja deve ser descartada.

Estado de Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *