Vacinação contra raiva termina esta semana na cidade

De uma população de cerca de 13 mil cães e gatos, foram vacinados em Manhuaçu até agora cerca de 10 mil. Esta é a última semana da vacinação na cidade.

Dois postos fixos estão montados na portaria do Estádio JK e na Praça José Adolfo Assad, ao lado da rodoviária, sempre de 13h00 às 16h30. A vacinação vai até sexta-feira, 08/07.

Conforme informações do setor de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, as equipes vão continuar trabalhando na zona rural até o dia 16, quando termina oficialmente a campanha iniciada em junho.

Mesmo depois do encerramento oficial se alguma pessoa ficou sem vacinar os animais contra a raiva, a vacina continua sendo disponibilizada no canil, próximo a APAC.

Raiva, uma doença que mata

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva deve receber vacinação antirrábica para a proteção.

Causas

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças.

Ajuda médica

Procure atendimento médico imediato se você for mordido por algum animal. Com base em suas lesões e na situação em que a mordida ocorreu, você e o médico decidirão se você deve receber tratamento para prevenir a raiva.

Mesmo se você não tiver certeza se foi mordido, procure atendimento médico do mesmo jeito.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *