Membros da Comunidade Terapêutica participam de confraternização em Manhuaçu

comunidade-terapeutica-festaA Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência, que trabalha na recuperação de dependentes químicos usuários de álcool e drogas, realizou na última quinta-feira, 30/06, festa de confraternização que envolveu os recuperandos e seus familiares, parceiros e apoiadores do projeto.

A comemoração  teve música ao vivo, dança de quadrilha, comidas típicas e fogueira em um ambiente totalmente rural. “Nós resolvemos juntar aqui voluntários, funcionários, residentes, familiares e pessoas de bom coração que nos ajudam” – destacou Júlio Vilaça, um dos diretores da entidade.

Membros da Pastoral da Sobriedade, que tem importante participação no projeto da Comunidade Terapêutica, trabalhando diretamente com os familiares dos recuperandos e diretamente com os residentes, também participaram da confraternização. “É um problema que destrói a família inteira e não somente aquele que está envolvido” – afirmou Vilaça. “As pessoas que estão aqui tem seus problemas enquanto dependentes, mas a partir do momento que buscam se livrar são pessoas normais, então essa convivência como pode se ve, é uma convivência pacífica, tranquila” – completou.

Trabalho social

A Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência foi criada há dois anos e quatro meses pela Paróquia Bom Pastor. “Mas o trabalho para a sua implantação até colocar em funcionamento, já tem cinco anos. Foram três anos de trabalho desde a construção até chegar ao ponto de funcionar”, lembrou Júlio Vilaça. Direcionada a homens acima de 18 anos com problemas de dependência de álcool e drogas, a Comunidade tem a capacidade de atender até 28 pessoas residentes. Hoje são atendidas apenas 15 pessoas em virtude do período de safra e de colheita do café, quando muitos saem para o trabalho e ajudar as famílias.

O acolhimento ao recuperando é feito de forma totalmente gratuita. “É um trabalho social da Paróquia Bom Pastor com apoio do município”, comentou Júlio Vilaça. A entidade também recebe ajuda através de doações de pessoas e empresas para a manutenção dos trabalhos além de comercializar verduras, produtos de artesanatos e tijolos da fábrica própria instalada no local.

No quadro de funcionários da instituição estão profissionais como psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que atendem diariamente os recuperados. O índice de recuperação em comunidades terapêuticas é em média, em torno de 65 por cento em relação àqueles que concluem o tratamento.

Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência, nos pouco mais de dois anos de funcionamento, 22 pessoas concluíram o tratamento que dura de sete a nove meses e apenas duas tiveram recaídas. “Nós podemos dizer que temos um índice até muito além da normalidade, sem contar algumas pessoas que desistiram do tratamento com quatro ou cinco meses, mas também estão livres desse problema das drogas”, disse Vilaça.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *