Aprovado Plano de Cultura de Manhuaçu

Foi aprovado na última semana, pela Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Cultura de Manhuaçu. A finalidade do instrumento é a de estruturar e fomentar a atividade cultural do município, que agora já está totalmente apto a receber recursos do Sistema Nacional de Cultura. A aprovação coroa um esforço que vem sendo feito desde o início da gestão, ainda em 2013.

“O primeiro requisito é que precisávamos ter uma Secretaria de Cultura organizada” – relembra a secretária de Cultura, Mariza Klein. Em seguida, o Ministério da Cultura ofereceu aos secretários um curso, que foi dado por meio da Universidade Federal da Bahia, para conhecermos o Plano Municipal de Cultura e sabermos como ele funciona e como ele deve ser construído” – prossegue Klein. “Esse curso foi online e gratuito, foram vários meses, que se encerraram com uma atividade presencial em Belo Horizonte, na Funarte. É um curso extremamente difícil, mais de 800 municípios iniciaram, mas nem 50 encerraram. Nós encerramos” – orgulha-se.

O trabalho continuou em Manhuaçu com a Conferência Municipal de Cultura, ocorrida ainda em 2013. Dela foi retirado um diagnóstico para a montagem do plano. Na sequência, também em 2013, o município foi inscrito no Sistema Nacional de Cultura. Porém, para que conseguisse gozar de todos os benefícios do Sistema, ainda faltava o Plano Municipal, que agora já está instituído pela Câmara Legislativa.

“O plano vale por dez anos. Então, desde semana passada, ele passou a ser válido e agora temos dez anos para cumpri-lo” – pontua a secretária Mariza Klein. “E dentro do Sistema Nacional, ele significa que Manhuaçu está apto para receber verbas, tanto do Estado quanto da União, por meio da conta do Fundo de Cultura, que nós criamos” – prossegue.

Manhuaçu também, pela primeira vez, vai passar a receber verbas do ICMS Turístico, já que agora o município possui uma conta do Fundo de Turismo. “Além de podermos usar para fomentar o turismo no nosso município, essa verba também vem para eventos e festas” – intervém a secretária.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *