Economize energia elétrica no Inverno

Atitudes simples podem gerar economia de energia o ano todo.

O frio chegou mais cedo este ano. No entanto, oficialmente o inverno começa na próxima segunda-feira, 20 de junho. Nesta época, a atenção deve ser com os equipamentos de alta potência, como chuveiros, que devem ser utilizados de forma consciente.

Atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo, inclusive no inverno. Veja as dicas da Energisa em Minas Gerais:

O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Com a temperatura regulada no modo inverno, o gasto pode ser até 30% maior. Você não precisa abrir mão do banho quentinho, mas evite demorar no banho.

Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Assim, você exige menor esforço do motor, gastando menos energia, já que a circulação interna de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia até esfriar os alimentos.

Nos dias mais frios, ajuste o termostato da geladeira para uma potência menor.

Ao usar a lavadora de roupas, acumule a quantidade necessária para usar a capacidade máxima indicada pelo fabricante.

Utilize a máquina de lavar louças somente quando ela já estiver cheia.

Utilize lâmpadas fluorescentes ou LED, que são mais econômicas.

Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.

Dê preferência às cores claras para paredes e tetos, pois elas refletem melhor a luminosidade.

Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final, é uma ótima dica de economia.

Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.

Evite deixar aparelhos eletrônicos como TV e computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.

Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital carregando por períodos longos. Ou seja, só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Informações Energisa

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *