Cigarro gigante mostra os males do tabagismo em Luisburgo

cigarrogigante cigarrogigante2 cigarrogigante3A iniciativa tomada pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Secretaria M. de Saúde, em Luisburgo, demonstrou que maior que o cigarro colocado em frente ao posto de Saúde são os danos causados pelo hábito de fumar ao corpo humano. A grande tenda, que reproduziu um cigarro apagado de 3,5 m de diâmetro e 14 metros de comprimento, foi uma maneira criativa de chamar a atenção das pessoas -sobretudo de jovens- a respeito da necessidade de dizer ‘não’ ao tabagismo.

Por dentro do ‘grande cigarro’, equipes de Saúde apresentaram informações e orientações sobre a composição nociva do cigarro verdadeiro, os males causados aos órgãos – em especial ao coração e o pulmão -, o amarelecimento progressivo dos dentes e a difícil realidade de quem tenta sair do vício, entre outros esclarecimentos, reforçados com a distribuição de panfletos do Ministério da Saúde. Entre os profissionais ali presentes, a equipe de saúde bucal, nutricionista, educadora física, farmacêutica e fisioterapeuta.

Em Luisburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde e Nasf, realiza constantes mobilizações junto à população visando a prevenção de doenças e o estímulo a hábitos saudáveis de vida. A Secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento com acompanhamento de equipe multidisciplinar,para quem deseja parar de fumar. Estas pessoas devem fazer sua inscrição com a equipe do NASF.

De acordo com o Coordenador do Nasf, Douglas Albergaria, o trabalho atingiu o resultado esperado ao causar surpresa e despertar a curiosidade de quem transitiva pela avenida. Douglas destacou que a ideia principal foi mostrar aos fumantes e não fumantes que entraram naquela grande tendaque o melhor caminho é sair do cigarro.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Luisburgo

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *