Novos membros recebidos pela Academia de Letras de Manhuaçu

Academai Letras Junho 2016 (7) Academai Letras Junho 2016 (77) Academai Letras Junho 2016 (140)Sessão solene da Academia Manhuaçuense de Letras (AML), na noite de sexta-feira (03/06), marcou a posse de sete novos acadêmicos e entregou a Comenda José Lins do Rêgo ao Centro de Engenharias da Faculdade do Futuro, à Escola Maria de Lucca Pinto Coelho, ao advogado Roberto Gomes Pereira Neto e ao escritor e poeta Alexandre José de Assumpção Gomes.

A primeira parte da sessão solene, presidida pelo acadêmico Dr. Luís Gonzaga Amorim, foi dedicada à posse dos novos membros a Academia Manhuaçuense de Letras: ingressaram no seleto grupo de imortais Fabrício Souza Santos, Aguinaldo Dutra Brandão, Pastor Sérgio de Oliveira Veiga, Márcio de Souza Campos, Jeremias José Mayrinck, Érika Ottoni Campos e Sérgio Alvim Leite.

JOSÉ LINS DO REGO

A segunda parte da cerimônia foi de homenagens. A Comenda José Lins do Rego é entregue a personalidades e instituições que contribuem para a divulgação e apoio à literatura e às artes, como também, no engrandecimento da educação e cultura de Manhuaçu. A outorga é feita sempre no aniversário do nascimento do escritor José Lins do Rego, patrono da AML.

Mostrar um pouco mais da vida e obra de José Lins para o povo tem sido uma das propostas da Academia Manhuaçuense de Letras. Desde sua fundação, os acadêmicos decidiram homenagear o escritor como patrono da AML. A história mostra que foram apenas dois anos: de 1925 a 1926, o período em que o escritor paraibano José Lins do Rego morou na cidade de Manhuaçu.

A homenagem serve também para aproximar o público da trajetória e da obra do imortal da Academia de Letras que passou pelas terras manhuaçuenses.

Foram homenageados neste ano: o Centro de Engenharias da Faculdade do Futuro – responsável pelos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e de Produção da instituição; a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, fundada em 1928, com 150 funcionários e cerca de 1.800 alunos, sendo destaque na educação de Manhuaçu; o escritor e poeta Alexandre José de Assumpção Gomes que dedica seu trabalho a divulgar a história e a cultura de Manhuaçu, especialmente nas redes sociais; e ao advogado Dr. Roberto Gomes Pereira Neto, membro atuante da Defensoria Pública de Manhuaçu, profissional que já atuou em mais de 800 júris, sendo praticamente todos em favor dos pobres e mais humildes.

A Academia de Letras registrou uma excelente presença de público, entre convidados e amigos da cultura de Manhuaçu, que lotaram o espaço da Casa de Cultura. Para o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Luiz Amorim, foi uma noite especial para Manhuaçu. “Todos os anos promovemos uma sessão especial na data de aniversário do nascimento dele. Neste ano, a AML entregou a Comenda José Lins do Rego a mais quatro personalidades e entidades como uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho deles em prol de Manhuaçu, notadamente na cultura. Além disso, tivemos a satisfação de receber sete novos membros em nossas atividades”, ressaltou.

Carlos Henrique Cruz

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *