Manhuaçu inicia vacinação contra raiva em Dom Corrêa

Está começando nesta segunda-feira, em Manhuaçu, a campanha de vacinação contra raiva animal. Devem ser vacinados cães e gatos. Equipes da Secretaria de Saúde (setor de Vigilância Ambiental) estão na região de Dom Corrêa. Confira abaixo:

Dia 06/06 – Córrego dos Costa, Boa Vista (Pampulha), João bento, Bom Jardim (durante todo dia)

Dia 07/06 – Córrego do Caetano, dos Costas (dia todo); Córregos João Bento e Bom Jardim (na parte da manhã). Córregos Santa Luzia e São Geraldo (a tarde)

Dia 08/06 – Córregos Fortaleza, Gavião, Boa Vista, Santa Luzia e São Geraldo (dia todo)

Dia 09/06 – Córrego dos Costas, Diniz, Santa Catarina (dia todo).

Dia 10/06 – Córregos Santa Catarina, Soledade, Vieira (dia todo). Córregos Fortaleza, Pau de Cedro (de manhã)

Dia 11/06 – Córregos Soledade e na ESF de Dom Corrêa (dia todo)

Raiva, uma doença que mata

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva deve receber vacinação antirrábica para a proteção.

Causas

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças.

Ajuda médica

Procure atendimento médico imediato se você for mordido por algum animal. Com base em suas lesões e na situação em que a mordida ocorreu, você e o médico decidirão se você deve receber tratamento para prevenir a raiva.

Mesmo se você não tiver certeza se foi mordido, procure atendimento médico do mesmo jeito.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *