Meio Ambiente: Coleta seletiva é apresentada neste sábado

coleta seletivaO SAMAL – Serviço Municipal de Limpeza Urbana – autarquia da Prefeitura de Manhuaçu, participa neste sábado, 04/06, durante toda a parte da manhã, das atividades marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente na Praça Cordovil Pinto Coelho e no semáforo da Praça Cinco de Novembro.

Organizada por iniciativa da Escola do Futuro, a programação do Dia do Meio Ambiente começa às 08h e vai contar com a participação de alunos de várias escolas e ainda da ONG Pró Rio Manhuaçu, da ASCAMARE – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Manhuaçu – e a empresa de consultoria Germinar, que preparam a implantação da Coleta Seletiva de Lixo em Manhuaçu juntamente com o SAMAL.

A participação no evento foi discutida durante reunião esta semana envolvendo representantes da Germinar, da ONG Pró Rio Manhuaçu e o Diretor do SAMAL, Kilder Perígolo. Entre os materiais preparados para divulgação estão uma faixa, que será mostrada nas paradas dos veículos nos semáforos, e um jogo elaborado para trabalhar a consciência ambiental com as crianças, inclusive com brindes. Panfletos também serão distribuídos.

Coleta seletiva em agosto

O projeto de coleta seletiva de lixo em Manhuaçu foi elaborado pela consultoria “Germinar”. A proprietária da empresa é a professora universitária de Meio Ambiente em cursos de Agronomia, Veterinária e Administração, Maria Aparecida Sales Franco. A Germinar realiza trabalhos na região desde 2002 e pela primeira vez elabora um projeto para Manhuaçu. “O que a gente espera é fazer um bom trabalho para que isso emplaque e que todos se envolvam. A gente precisa mesmo de uma cidade mais limpa” – disse.

O trabalho foi iniciado no mês de março e apresentado para a ONG Pró-Rio Manhuaçu e a Terceira Promotoria Pública da Comarca, tendo sido aprovado para começar em agosto. “Fizemos um edital para envolver as escolas na escolha de uma mascote, do slogan e de um teatro de rua para fazer as campanhas” – destaca Maria Aparecida Sales.

Além de reuniões de trabalho com a ONG Pró Rio Manhuaçu, foram feitos encontros também com diretorias da Superintendência de Ensino, Secretaria de Educação, escolas particulares e associações de moradores. Na próxima semana um encontro para apresentação da proposta vai envolver o pessoal da área de saúde no município. Segundo Maria Aparecida Sales, objetivo é levar a informação ao maior número possível de pessoas. “A gente prepara as pessoas para que elas realmente abracem a ideia e a coisa aconteça da melhor forma possível. Mas para isso tem que haver o envolvimento de uma parcela muito grande da comunidade” – completou.

Uma área piloto vai receber primeiramente a coleta seletiva que, depois será expandida gradativamente. “A cidade tem uma população flutuante muito grande que interfere na produção de resíduos” – disse. “Estamos pensando em fazer algumas tomadas para lançar nos painéis de led informações curtas que levem a divulgar para as pessoas que estão aqui de passagem, que nós estamos cuidando do nosso lixo” – concluiu Maria Aparecida.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *