Vai começar a vacina contra raiva em Manhuaçu

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Vigilância Ambiental, promoveu nesta segunda-feira, 30, treinamento de agentes que vão atuar na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que começa na próxima semana.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, no total vinte agentes do setor de endemias participaram do treinamento. “São servidores novatos, que chegaram a pouco tempo e não participaram de campanhas anteriores” – destacou.

A capacitação foi coordenada pela veterinária Laíz Perígolo Mol, responsável pelo setor de zoonoses na Vigilância Ambiental no município. Entre os agentes capacitados, 18 atuam na sede do município e outros dois na zona rural.

A parte teórica da capacitação foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde. Foram repassadas informações sobre a doença “raiva” e os cuidados necessários com o animal no momento da vacina. Também foram feitas orientações sobre a parte burocrática de documentação no momento da vacinação e esclarecimento de dúvidas.

Em um segundo momento da capacitação dos agentes de endemias, na sede da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, foram treinadas técnicas de contenção do animal e formas de aplicação das doses. Também foram repassadas aos agentes, informações sobre acondicionamento da vacina.

VACINAÇÃO EM DOM CORREIA

A campanha de vacinação de Cães e Gatos começa na próxima segunda-feira, 06, pelo Distrito de Dom Correia com agentes percorrendo a Zona Rural. No sábado, 04, será realizado o dia “D” na sede em Dom Correia e em Sacramento com postos fixos funcionando durante todo o dia.

A vacinação de cães e gatos vai prosseguir até o dia 16 de julho. Serão, no total, 40 dias de campanha para atingir todos os distritos sendo durante a semana os postos volantes na zona rural e a cada sábado uma sede de Distrito realiza o dia “D” com postos fixos. Na cidade de Manhuaçu, o dia D está programado para dois de julho.

A meta da Vigilância Ambiental é atingir os mesmos números alcançados na campanha de 2015, quando foram vacinados 13 mil animais, sendo cerca de dois mil e seiscentos gatos e 11 mil cães na cidade e em todo o município.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *