Conselho analisa contas da SMS de Manhuaçu e ouve diversas denúncias

cms-reuniao-maio-3 - Cópia

Nelson de Abreu, presidente do CMS

cms-reuniao-maio - Cópia

Plenária do CMS

cms-reuniao-maio-2 - CópiaOs conselheiros de saúde de Manhuaçu (MG) se reuniram na última terça-feira, 24/05, para discutir assuntos ligados a saúde pública municipal. Foram apresentados o relatório da prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2015 da Secretaria de Saúde, solicitações e denúncias.

Prestação de contas – 3º quadrimestre/2015

Comissão de Finanças do Conselho de Saúde, por meio dos conselheiros Vergílio Nascimento da Costa e Maria Cecília Carvalho, apresentaram parecer do relatório da prestação contas da Secretaria de Saúde referente do terceiro quadrimestre de 2015. Da mesma forma que em relatórios anteriores mais uma vez foram detectados gastos com multas e juros em contas de energia elétrica em diversas unidades de saúde, além de problemas em notas fiscais de prestadores de serviços sem a informação da quantidade de procedimentos prestados aos SUS, contendo apenas o valor dos mesmos. Também mais uma vez ficou claro que praticamente, em todos os serviços prestados pela saúde municipal, houve déficit no atendimento em comparação com o mesmo quadrimestre de 2014. Apesar do problema constatado, o parecer foi aprovado, mas com encaminhamento ao Executivo Municipal para as devidas correções e tomada de providências quanto a queda nos serviços.

Cobrança

Participou da reunião o esposo de uma mulher que veio a falecer na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Ele reclama o desaparecimento de uma aliança da esposa. Apesar de ter feito a reclamação junto a funcionários da unidade nada foi resolvido. “O valor financeiro não conta para mim, mas o sentimental não tem preço”, disse o viúvo. Ficou decidido que será encaminhado pedido de esclarecimento à Secretaria de Saúde e envio de denúncia para a delegacia de polícia para apurar onde e como aconteceu o furto da joia.

Perdas de centenas de vacinas em São Pedro do Avaí

O medidor de energia elétrica da unidade de saúde de São Pedro do Avaí teve sua proteção violada, sendo o mesmo desligado. Com a falta de energia na unidade foram perdidas centenas de doses de vacinas das mais variadas, como exemplo, 170 doses de vacinas contra gripe estragaram. O conselheiro Jadir Nunes relatou o problema e apresentou uma ocorrência policial feita no dia. “O fato é lamentável e foi preciso esta perda de grande quantidade de vacinas, prejudicando o usuário, para a Secretaria de Saúde colocar uma grade cobrindo o medidor, o que já deveria ter sido feito na unidade de São de Pedro do Avaí e nas demais”, lamentou o conselheiro.

Transporte de pacientes

Conselheiro Jadir Nunes pediu também a explicação ao setor de Tratamento fora do Domicílio (TFD), quanto à busca de um paciente no Distrito de Vilanova recentemente, quando os demais têm que sair de suas casas pela madrugada e esperar o transporte do SUS em Realeza. “Direitos iguais. Se busca um tem que buscar os demais”, cobrou o conselheiro.

Segunda Unidade de ESF em Vilanova

Conselheira Gleisa Otoni pediu ajuda ao Conselho de Saúde, para a implantação da segunda equipe da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) no distrito, pois a mesma já foi aprovada e desde 2014 o processo se arrasta. “A casa para o funcionamento já foi escolhida, seu proprietário está esperando e a equipe não é montada”, reclama Gleisa. A unidade de saúde existente no local não comporta mais. Como atender cerca de 6 mil usuários, pergunta a conselheira. Ficou decidido que serão procurados a Secretaria de Saúde e a Gerência Regional de Saúde para esclarecimentos sobre o problema.

Bom Jesus de Realeza

Conselheiro José Garcia, de Bom Jesus de Realeza, pediu esclarecimentos sobre a substituição de membros do COUS (Conselho de Unidade de Saúde), sendo atendido pela mesa diretora. Foi solicitado ainda pelo conselheiro que todos os membros do Conselho se unam para o fortalecimento do mesmo.

Composição da mesa diretora

Conselheiro Vergílio Nascimento da Costa pediu a regularização da situação da composição da mesa diretora do Conselho de Saúde, tendo em vista o falecimento de seu vice-presidente e vencimento do período do mandato do atual presidente. Foram esclarecidos os motivos do atraso e os conselheiros informados sobre os encaminhamentos que serão feitos neste sentido.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *