Veja como será a celebração de Corpus Christi em Manhuaçu

TapeteColoridoReviveTradicaoDeCorpusChristiA celebração de Corpus Christi em Manhuaçu, nesta quinta-feira, 26/05, terá a seguinte programação.

Na Matriz de São Lourenço, no centro da cidade, começa às 17h00, em seguida acontece a procissão pelas ruas centrais da cidade, onde estão confeccionados lindos tapetes para a passagem do ostensório com o Corpo de Cristo.

Na Matriz do Bom Pastor, a celebração começa um pouco mais cedo e também tem procissão pelas ruas da Baixada.  O horário previsto é 15h30.

O dia de Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa religiosa muito popular entre as pessoas, todos os anos milhares de pessoas se reúnem e comemoram essa data com eventos e celebrações.

O feriado de Corpus Christi acontece 60 dias após o Domingo de Páscoa, o significado dessa festa é a celebração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que é um dos sacramentos da Igreja Católica

A comemoração de Corpus Christi é sempre realizada em uma quinta-feira, pois foi em uma quinta que Jesus realizou a sua última Santa Ceia com seus discípulos.

Os tapetes de rua são também um ponto forte da comemoração de Corpus Christi, em várias cidades do Brasil são feitas decorações  nas ruas por onde passa a procissão.

Os tapetes de ruas são feitos com vários tipos de materiais diferentes, eles são sempre muito coloridos e feitos como verdadeiras obras de artes. No Brasil a tradição de enfeitar as ruas com tapetes feitos de diversos materiais para a procissão começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, que é hoje uma cidade histórica.

A festa começou no século XIII na Bélgica na diocese de Liège, o incentivo para iniciar a comemoração dessa data se deu por parte da freira Juliana de Mont Cornillon, que faleceu no ano de 1258, segundo conta a história essa freira tinha visões onde Jesus lhe dizia para realizar uma festa litúrgica todos os anos para honrar a Sagrada Eucaristia.

Aqui no Brasil a festa de Corpus Christi foi instituída no calendário no ano de 1961.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *