Vacinação contra a raiva animal começa dia 06/06, em Manhuaçu

Reunião coordenação 01Coordenadores das 19 equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família – mantidas no município pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, participaram de reunião nesta terça-feira, 24 com a Coordenação da Vigilância Ambiental.

Objetivo do encontro, segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, foi planejar estratégias e ações visando a realização da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal, prevista para começar no próximo mês de junho.

A reunião, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, envolveu as equipes de ESF, tanto dos distritos quanto da área urbana. “Na área rural a gente percorre casa a casa e é uma área muito grande. A campanha de vacinação coincide com o período de colheita de café, então a gente faz um trabalho diferenciado nesses locais” – destacou Emilce Estanislau.

Além da campanha de casa em casa na zona rural, na sede de cada um dos oito distritos do município será realizado um dia “D” de vacinação, sempre aos sábados, com o funcionamento de postos fixos. “Era necessário esse contato com os coordenadores das unidades para que a gente pudesse alinhar esse planejamento e fechar a estratégia para que no próximo dia seis, a gente possa deflagrar o início da campanha em todo o município” – pontuou.

Os preparativos para a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos terão sequência na próxima segunda-feira, 30, com treinamento da equipe. “Os novatos, que entraram agora e vão fazer parte da campanha, vão passar por uma capacitação com a veterinária responsável, Laís Perígolo, recebendo treinamento tanto teórico quanto prático” – destaca Emilce. O treinamento ocorre no auditório da Secretaria de Saúde e na sede da vigilância ambiental.

A campanha

A vacinação de cães e gatos começa em Manhuaçu no dia seis de junho e prossegue até 16 de julho. Serão, no total, 40 dias de campanha. O dia D na cidade está programado para dois de julho. A cada sábado existe o dia “D” nas sedes dos distritos. ”A programação está sendo elaborada para que as pessoas possam saber datas, locais e horários de vacinação, e assim manter o animal preso esperando o vacinador passar, e no dia “D”, saiba para onde tem que levar o animal” – pontuou.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, informou que em Manhuaçu, como existe um número muito grande de animais, na semana que antecede o dia “D”, em dois de julho, e a semana seguinte, dois postos vão funcionar fixos na parte da tarde. Uma equipe de vacinação vai ficar na portaria do Estádio JK, no Bairro Santo Antônio. Outra equipe vai se instalar na Praça Adolfo Assad, a praça da rodoviária. O atendimento será entre 13 e 16h30. No dia “D” serão 24 postos espalhados por toda a cidade.

A meta da Vigilância Ambiental é atingir os mesmos números alcançados na campanha de 2015, quando foram vacinados 13 mil animais, sendo cerca de dois mil e seiscentos gatos e 11 mil cães. “É o número de vacinação do ano passado que o município precisa alcançar para ter como meta cumprida” – concluiu Emilce Estanislau.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *