WhatsApp será bloqueado a partir de 14h00

Por determinação judicial, as operadoras de telefonia fixa e móvel terão que bloquear o aplicativo WhatsApp no Brasil por 72 horas, com o prazo começando a contar a partir das 14h desta segunda-feira.  A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, interior de Sergipe, e foi tomada em 26 de abril. O magistrado é o mesmo que, em março, solicitou a prisão preventiva do vice-presidente do Facebook — detentora da empresa de troca de mensagens — na América Latina, Diego Jorge Dzodan.

As operadoras que não cumprirem a determinação podem ser multadas em até R$ 500 mil por dia, mas todas já informaram que cumprirão a ordem do juiz.

Não é a primeira vez que a Justiça solicita o bloqueio das operações do Whatsapp no Brasil. Em dezembro, as operadoras receberam determinação para bloquear os serviços por 48h, mas a decisão não vigorou por todo o prazo. Em fevereiro, um novo pedido judicial solicitou o bloqueio do aplicativo.

Nas duas ocasiões, as medidas foram tomadas para exigir que o Whatsapp colabore com investigações policiais, quebrando sigilo de mensagens e dados trocados entre investigados das autoridades de segurança pública.

(Com informações do Correio Braziliense)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *