Manhuaçu: Escola de Vilanova realiza ação de combate ao Aedes

dengue-vilanova dengue-vilanova-2 dengue-vilanova-3O Governo de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, mobiliza neste fim de semana o Distrito de Vilanova contra a proliferação do mosquito Aedes. Atores dos mais diversos segmentos sociais estarão juntos em uma série de ações com o objetivo de despertar a população para a necessidade de conter a epidemia do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A primeira ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01, e contou com a participação de agentes de saúde, além de estudantes e professores da Escola Municipal do distrito. Com muita disposição e um discurso afiado, os adolescentes bateram de porta em porta e distribuíram panfletos e sacos de lixo para os moradores. A cada visita, uma lição de cidadania, de quem tem compromisso com o futuro do país, mas já exerce a cidadania no presente. “A sensação de estar fazendo o bem para minha comunidade não tem preço. Infelizmente nosso país enfrenta sérios problemas por causa desse mosquito, e é dever de todo mundo combatê-lo” – lembrou Nalbert Júnior, estudante.

O professor Douglas José Fernandes acompanhou a turma durante a mobilização. Ele acredita no potencial de transformação que toda a criança e adolescente tem. “Não basta mais a gente ficar fazendo campanha em sala de aula. Precisamos arregaçar as mangas e sair dos limites da escola para despertar na população o propósito de combater o Aedes. Fazemos isso com o auxílio dos nossos alunos, porque sabemos que eles propagam essa ideia em suas casas, para seus vizinhos e por onde mais tiverem oportunidade” – afirmou o professor.

Uma das residências visitadas foi a de Luís Isidoro da Silva. Morador de Vilanova há muitos anos, ele sabe o que tem que ser feito para colaborar. “Eu gosto da minha casa enfeitada, com meu jardim sempre florido. Mas para isso, estou sempre atento aos vasos das flores e até às plantas que podem acumular água, para não deixar surgir foco do mosquito na minha casa. Ainda bem que meus vizinhos fazem o mesmo” – contou orgulhoso. Disse ainda que aprova a iniciativa da escola. “Achei um belo gesto dos estudantes e espero que os moradores de Vilanova os recebam como eu, de braços abertos e dispostos a ouvir as orientações que eles trazem para nós” – concluiu Isidoro.

Toda a mobilização foi acompanhada por agentes de saúde do distrito. Elizeth de Fátima é uma delas. “É comum alguém da nossa equipe visitar a escola para ministrar palestras ou mesmo levar orientações a cerca do combate ao mosquito Aedes Aegypti. No dia de hoje é possível afirmar que nosso trabalho não foi em vão. É com muita satisfação que recebemos o reforço deles nesse processo de conscientização da população de Vilanova” – destacou a agente.

A programação continua

Na manhã desta sábado, 02, a partir de 8h, haverá apresentação de teatro para as crianças, passeatas e outras mobilizações que a coordenadoria de Vigilância Ambiental, em parceria com a comunidade está preparando. A população também vai ser incentivada a recolher materiais recicláveis, que acumulem água ou não, para fazer a troca voluntária no projeto Conta Cidadã, da Energisa, que vai estar presente com um estande em Vilanova. Em troca, a empresa dará descontos na conta de luz.

A situação da epidemia do Aedes no município neste ano de 2016, segundo dados da Vigilância, ainda é preocupante. Até o momento são 1.384 casos notificados, sendo 572 positivos, 420 negativos e outros que ainda estão sendo investigados. O Geicaedes – Grupo Executivo para Intensificação do Combate ao Aedes Aegypti, criado após decreto de emergência do Prefeito Nailton Heringer, continua atuando ao lado de parceiros, no intuito de combater e mobilizar para assim conter essa epidemia no município.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *