Manhuaçu: Dia Mundial da Água é marcado com conscientização

DSC_6813 DSC_6894O Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu – CBH Manhuaçu, com apoio do Governo de Manhuaçu, realizou uma ação para comemorar o Dia Mundial da Água. Em tempos de racionamento, em virtude da seca prolongada que atinge grande parte do país e chuvas insuficientes para reabastecimento dos mananciais, a comemoração foi um importante momento para conscientização.

Na manhã desta terça-feira, 22, cerca de trezentos alunos de cinco escolas públicas municipais se concentraram em frente ao Paço Municipal, onde participaram de muitos atos importantes para refletir sobre a data. O Governo de Manhuaçu foi representado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares, que também é membro do CBH, pelas secretárias de Educação, Gelvânia Câmara, e de Cultura e Turismo, Mariza Klein. O evento contou ainda com a presença do vereador Cb. Anísio, Sgt. Júlio, comandante do Pelotão de Meio Ambiente, Lino da Costa e Silva, presidente do Sindicato Rural, Wanderlei Miranda Barbosa, coordenador técnico do CREA, Aluísio de Oliveira, diretor do Instituto Federal – Campus Manhuaçu, Ailton de Souza Neto, representante do Instituto Estadual de Floresta – IEF, Isaura Paixão, secretária do CBH Manhuaçu e o presidente da entidade, Senisi Rocha, responsável pela Secretaria Municipal de Comunicação.

O coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, onde foi feita grande parte da comemoração, ficou decorado com banners trazendo mensagens alusivas à água. O primeiro ato foi à palavra de conscientização das autoridades presentes. Cada um, dentro do seu contexto, trouxe uma mensagem de alerta e ao mesmo tempo de otimismo, deixando claro que as crianças são fundamentais na mudança da realidade da água do planeta.
Após os discursos, foi à vez de realizar o plantio de uma árvore no jardim da praça. Geovana, aluna do 4º período da Escola Municipal Ponte da Aldeia, participou da ação representando todos os estudantes envolvidos na mobilização. “Esta data tem que ser lembrada sempre. Vivemos um período crítico com a escassez de água e toda a população do plante tem que se atentar para isso, antes que seja tarde” – alertou Sandro Tavares, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Acostumando a realizar palestras e participar de atos de conscientização, Sgt. Júlio, comandante do Pelotão de Meio Ambiente, falou da importância do ato. “Os professores são atentos e sempre inserem o tema meio ambiente no cotidiano das crianças. Mas um evento especial como esse tem um poder transformador”.

Semáforos

A terceira ação da comemoração ao Dia Mundial da Água aconteceu nos dois semáforos da Praça Cinco de Novembro. As mesmas crianças que participaram do primeiro momento do evento como espectadoras, aproveitaram a parada do sinal vermelho para estender faixas e levar mensagens aos motoristas que transitaram pelo local. Esse movimento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação. “Nossas escolas trabalham durante todo o ano com a conscientização porque a criança é um veículo de comunicação muito importante. Tudo que ela aprende leva para sua casa, para sua rotina. Sabemos que podemos contar com elas e queremos contar com os adultos também. A água é fonte de vida e seria impossível viver sem ela. Essa nossa campanha no trânsito é na intenção de que as pessoas parem, pensem e preservem” – lembrou Gelvânia Câmara, secretária de Educação.

O CBH Manhuaçu estimulou a realização de mobilizações em várias cidades que fazem parte da Bacia do Rio. “A nossa intensão é sensibilizar a comunidade para o uso racional da água. Não só hoje, mas durante toda essa semana, estamos promovendo diversas ações ao longo da Bacia. Em Manhuaçu, onde está instalada a sede do Comitê, a gente empreendeu essa parceria com o Governo Municipal, por meio das secretarias aqui representadas, para chamar a atenção para a importância desse líquido precioso e essencial para a vida” – lembrou Senisi Rocha, presidente do CBH Manhuaçu.
A programação do Dia Mundial da Água teve outras duas ações. Ainda no período da manhã, aconteceu o plantio de mudas na Praça Maria e Nilton Aguiar, na Rua Júlio Bueno. No início da tarde o gesto se repetiu no Colégio Tiradentes, onde também ocorreu palestra.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *