Vida e Saúde: Crianças do projeto AABB Comunidade recebem palestra sobre saúde bucal

saudebucal1As crianças e adolescentes assistidos pelo “Programa Integração AABB Comunidade” participaram de uma palestra divertida e bem importante sobre higiene bucal. Em apoio à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o Departamento de Odontologia da Secretária de Saúde de Manhuaçu realizou uma exposição sobre escovação.

O Programa AABB Comunidade é mantido por meio de parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil- FENABB, o Rotary Club e a Prefeitura de Manhuaçu.

Atuando no SUS desde 1986, a experiente dentista Vânia de Souza Ker foi quem levou as orientações aos alunos do projeto. A odontóloga sempre atuou com a faixa etária de 0 a 14 anos, ou seja, no período em que a criança e o adolescente precisam aprender sobre saúde bucal. “Todo o trabalho de saúde tem que passar por uma mentalidade preventiva. Na saúde bucal, que na verdade não pode ser desvinculada da saúde corporal como um todo, também funciona assim. Já trabalho há muitos anos na odontologia pública e percebo que graças a uma série de fatores, como fluoretação da água do município, a iniciativa das escolas com orientações de profissionais e outras medidas mais, estão contribuindo para a melhoria da saúde bucal das nossas crianças” – afirmou Vânia Ker. Disse ainda que a palestra para as crianças teve o objetivo de fortalecer o hábito da escovação, mas de forma correta. “Na verdade a minha conversa com eles é sobre a importância da boca e suas funções, porque devemos cuidar tão bem dela, como fazer uma escovação ideal e quais os problemas que a gente mais encontra”.

As crianças almoçam no projeto e é hábito de todos escovarem os dentes após as refeições. A coordenadora do Programa AABB Comunidade, Vera Lúcia Domingues, disse que esse trabalho de orientação aos assistidos, por meio de palestras, é uma prática comum no cotidiano deles. “Hoje estamos recebendo a equipe de Odontologia do SUS, mas procuramos diversificar os temas. Nossas crianças já tiveram palestras sobre dengue, higiene pessoal e sobre outros assuntos que contribuem para a formação delas. Chama a atenção, que além do aprendizado pessoal de cada um, eles se tornam agentes multiplicadores de bons hábitos e levam esse conhecimento até sua casas, suas comunidade” – destacou.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder, esteve presente durante a palestra e comentou o trabalho desenvolvido no clube social e outras atividades de apoio às crianças e adolescentes do município. “O prefeito Nailton Heringer tem uma atenção muito grande com a área social. Além do Programa AABB Comunidade, temos o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em São Pedro do Avaí, que assiste a 130 crianças, em Vilanova com 75 crianças e também, recentemente, fizemos convênio com o Programa de Integração – PROIN, que é outro projeto voltado para essa faixa etária, que atende a 140 crianças” – lembrou.

O “AABB Comunidade”, bem como os outros citados pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social também contam com várias oficinas. “Oferecemos aula de dança, de violão, reforço escolar, informática. Nossos monitores são muito qualificados e sempre estão colaborando para que o tempo das crianças seja bem aproveitado. Nada de ociosidade no nosso dia a dia. Temos a hora da diversão, da alimentação, mas o objetivo maior é o aprendizado” – finalizou Macilon Breder.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *