Manhuaçu: Cobrada limpeza de terreno da prefeitura na Câmara. Veja projetos aprovados

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu sessão ordinária, na tarde desta quinta-feira, 03/03, sob a presidência de Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”, em que recebeu reivindicação de morador, votou e aprovou projetos de lei, requerimentos, indicações e moções.

A reunião teve início com a presença do morador do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Ronaldo Martinho, que mostrou, no telão, fotos da atuação situação do terreno do PSF do bairro. As imagens revelaram muito mato e sujeira acumulada. “A cidade anda suja e com mato pra todo lado. Isto é visível e notório. O que nos assusta é que o próprio lote da prefeitura está precisando de capina e tem lixo amontoado facilitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, então pedimos as autoridades que tomem providências quanto a isto”, descreveu.

Os parlamentares parabenizaram o morador pela iniciativa de apresentar o problema no plenário.

O Presidente da Câmara Jorge do Ibéria considerou bastante proveitoso o encontro. “Essa denúncia nos preocupa muito, pois todos estão mobilizados no combate ao mosquito, então a prefeitura precisa dar exemplo. A Câmara está a disposição dos moradores. Em relação a sessão, tivemos uma reunião bastante tranquila e proveitosa”.

Projetos incompletos

Jorge do Ibéria também abordou a questão dos projetos incompletos que chegam enviados pela prefeitura. “É outra falha muito grande que vem acontecendo na administração do Nailton Heringer, pois muitos projetos que chegam estão incompletos. Não sei se é o prefeito ou os secretários que não estão vendo isto, mas precisa ter mais atenção e observar com mais carinho, pois a Câmara está aqui para ajudar e não complicar. Os vereadores se desdobram para melhorar os projetos para não deixar de votar, a fim de não prejudicar a população”, justificou.

Postagens em redes sociais

Durante a palavra franca, já ao final da reunião, o vereador Gilson César comentou sobre postagens que um usuário de uma rede social está fazendo e marcando os parlamentares. O vereador Maurício Júnior pediu a palavra e explicou que por duas vezes entrou em contato com o cidadão e ao dialogar percebeu conteúdo infundado.

O vereador Juninho Linhares também pediu a palavra e disse que os vereadores não estão brincando de legislar. “Somos pessoas sérias e queremos o bem para o povo. Nossa função é fiscalizar e não ser médico conforme este cidadão solicita”, desabafou.

PROJETOS DE LEI

Aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento geral do município no valor de R$ 120.000,00 para reforma do prédio onde funciona o CRAS.

Aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento geral do município no valor de R$ 120.000,00 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criação e do Adolescente.

Também foi aprovado o projeto de lei de autoria de Maurício Júnior que altera a Lei nº 2.305, de 06 de dezembro de 2001, que “Regulamenta o prazo para atendimento aos clientes em estabelecimentos bancários de Manhuaçu”

Ainda foi aprovado o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza o Poder Executivo Municipal a promover repasse de recursos financeiros à Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu ACIAM para a realização do Simpósio de Cafeicultura.

REQUERIMENTOS

Maurício de Oliveira Júnior

Requer ao Prefeito cópia integral do processo licitatório para confecção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Jorge Augusto Pereira

Requer ao Prefeito informações sobre a possibilidade de destinação do imóvel em desuso onde funcionava a E. M. Oscar Ferraz para construção de uma capela velório pública na zona rural, considerando a recentemente reinauguração da E. M. Alcebíades Pinto da Silva, que tem atendido com melhores condições os estudantes da localidade. O aproveitamento do espaço objetiva oferecer um local adequado para que os moradores do Córrego Manhuaçuzinho e de comunidades próximas possam velar seus entes queridos.

Fernando Gonçalves Lacerda

Requer informações do Prefeito sobre a situação do terreno destinado à construção de Unidade Básica de Saúde – UBS, no Bairro São Vicente.

Legislativo Municipal

Requer informações do Prefeito acerca do percentual de reajuste estimado e previsão de encaminhamento de projeto de lei concedendo revisão geral dos vencimentos dos servidores municipais em 2016.

Gílson César da Costa

Requer que a Comissão de Saúde da Câmara de Manhuaçu apure as dificuldades de atendimento relatadas em redes sociais por um usuário do SUS para conseguir realizar cirurgia no joelho.

MOÇÃO

Maurício de Oliveira Júnior

Moção de Congratulações

À ACIAM pelos 20 anos de realização do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas em Manhuaçu.

João Gonçalves Linhares Júnior

Moção de Pesar

Pelo falecimento da Sra. Alzira Rosa Gomes, em 29/02/2016.

INDICAÇÕES

Jorge Augusto Pereira

Reivindica a colocação de dois postes de iluminação pública na Viela 03, Bairro Santa Terezinha.

João Gonçalves Linhares Júnior

Reivindica a canalização do córrego que passa nas proximidades da Viela José Eugênio – Baixada, considerando o odor forte, além do acúmulo de lixo e presença de ratos e insetos no local.

Solicita a colocação de poste de iluminação pública ao lado do antigo campo do Ginásio (Colégio Manhuaçu), próximo à residência do Sr. Joaquim da Farmácia do Povo, Centro.

Indica a limpeza, revitalização e construção de academia ao ar livre no Bairro Alfa Sul.

Hélio Ferreira

Reivindica a retirada de entulho na Rua Primeiro de Maio, Bairro Ponte da Aldeia.

Solicita a limpeza e desentupimento de bueiros no trecho final após a Engelmig, Bairro Ponte da Aldeia.

Indica operação tapa-buracos na Rua Padre Afonso Hans, Bairro Ponte da Aldeia.

Jânio Garcia Mendes

Indica a colocação de iluminação pública na Rua Caminhando para o Saber, Distrito de Realeza.

Solicita a colocação de iluminação pública na Rua Nelson de Oliveira, Distrito de Realeza.

Reivindica a colocação de iluminação pública no trecho restante da Rua Esmeralda, entre a Oficina Usimeca até a ponte que dá acesso à BR-262, Distrito de Realeza.

Rogério Filgueiras Gomes

Solicita ao Prefeito Municipal que entre em entendimento com o Diretor da Energisa para que não seja cortada a energia dos usuários com contas pendentes na sexta-feira e véspera de feriados.

Indica do Prefeito Municipal que entre  em entendimento com o Secretário de Obras para que seja feito o recapeamento das ruas do Bairro Pinheiro.

Reivindica ao Secretário de Planejamento que seja feito um levantamento de cruzamentos com maior circulação de veículos, a fim de ser estudada a necessidade de colocação de semáfaros para prevenir a ocorrência de acidentes.

Fernando Gonçalves Lacerda

Solicita a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, no Bairro São Vicente.

Reivindica a criação de Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN.

Indica a ampliação lateral da ponte que dá acesso aos Córregos do Feijoal, Roça Grande e Monte Alverne, próximo ao Posto Picada, neste Município.

Gílson César da Costa

Indica a extensão de rede elétrica na Rua Três Irmãos, Distrito de Vilanova.

Reivindica a extensão de rede elétrica na Rua Bismark Meira Gonçalves, Distrito de Vilanova.

Indica a extensão de rede elétrica no trecho final da Rua Imigrantes, Distrito de Vilanova.

Anízio Gonçalves de Souza

Reivindica a colocação de quebra-mola, faixa e semáforo para pedestres na BR-262, em frente à escadaria do Batalhão e próximo à A Mais Pizzaria, Bairro São Jorge.

Reivindica operação tapa-buraco na Avenida das Nações, Bairro Bom Jardim.

Solicita a construção de academia ao ar livre no Bairro Santa Terezinha.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *