Manhuaçu: Grupo de enfrentamento ao Aedes convoca sociedade para a luta

reuniao-centrocultural2 reuniao-centrocultural1O Governo de Manhuaçu, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, promoveu na manhã desta quinta-feira, 25/02, mais uma reunião do GEICAEDES – Grupo Executivo de Intensificação do Combate ao Aedes. Após dois encontros para questões internas, desta vez, representantes da sociedade civil foram convocados. Lideranças de instituições religiosas, educacionais, comerciais, clubes de serviço, dentre outras organizações, compareceram ao salão do Centro Cultural para a articulação de ações de prevenção e combate ao Aedes.

Segundo a coordenadora da Vigilância, Emilce Estanislau, a situação do município ainda é preocupante. A necessidade de uma grande movimentação que envolva toda sociedade é urgente, e para isso a reunião foi convocada. “Sabemos que várias instituições já estão se mobilizando, mas isoladamente. O que nós queremos é articular essas ações e convergir para algo maior, cada um dando sua sugestão, sua crítica, enfim” – explica Estanislau ao anunciar que, numa primeira ação imediata, já está confirmado para o próximo dia 12 de março, um grande “Dia D”, com várias iniciativas, para movimentar todo município, na sede e nos distritos.

Conscientização e ação

“80% dos focos do Aedes estão nas casas. Nesse domicílio, o responsável é o cidadão, as pessoas que vivem ali, e elas precisam ter o cuidado de fazer uma vistoria semanalmente, só assim ficaríamos livres do vetor das doenças da Dengue, Zika e Chicungunya, que podem até matar ou deixar sequelas” – justifica Emilce Estanislau. Conforme ela explica, o maior problema ainda continua sendo a falta de conscientização das pessoas. São constantes as denúncias que chegam à Vigilância. “Primeiramente nós solicitamos que a pessoa tente conversar, de uma forma educada, explicando que todos precisam se mobilizar. Mas nós sabemos que alguns não colaboram. Se o primeiro contato não for suficiente, aí sim pedimos que denunciem, para que a gente tome uma providência mais contundente e, se for necessário, autuarmos esse cidadão” – conclama Estanislau, que ainda pediu paciência à população. “Estamos atendendo essas denúncias na medida do possível, porque nossa equipe é limitada e a demanda é muito grande, temos recebido muitas denúncias” – externa.

A Vigilância Ambiental, em parceria com a secretaria de Administração, ainda está trabalhando na contratação de fiscais sanitários, para que eles possam agir principalmente em casos extremos, onde algumas pessoas insistem em não colaborar. Estas poderão ser multadas e até encaminhadas ao Ministério Público.

Outra ação também desenvolvida pelo GEICAEDES foi a de notificar todas as empresas e instituições do município para que cada uma delas promovam ações dentro do seu próprio espaço, tanto de limpeza quanto de conscientização. “Dentro disso, o que mais essa instituição puder fazer dentro desse espaço, com as pessoas que trabalham ali, com as pessoas que são atendidas ali, para que sejam multiplicadoras do combate ao Aedes” – esclarece Estanislau ao frisar que essa notificação não tem finalidade de autuar, mas notificar, conclamar essa instituição a se movimentar. Existe ainda um prazo para que esses entes enviem ao GEICAEDES uma prestação de contas do que foi desenvolvido.

A avaliação do encontro foi positiva por parte as instituições representadas. “Primeiramente temos que parabenizar pela iniciativa, porque realmente estamos aqui representando instituições, mas antes somos cidadãos, temos nossas casas, nossas famílias, e estamos enfrentando no dia a dia essa dificuldade, esse risco. Então acho que a saída é essa, conscientização e mobilização” – comentou a gerente administrativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manhuaçu, Rosângela Labanca. O representante do legislativo, vereador Anísio Gomes, elogia. “Muito importante esse encontro para criarmos uma rede, porque a defesa é do bem maior, que é a vida” – diz. “E o Aedes, sabemos que está no mundo inteiro, e precisamos entrar nessa luta para fazermos uma grande operação, conclamando cada cidadão para que se envolva. Parabéns à administração por essa iniciativa” – finaliza o vereador.

Participação do CMS

O presidente do CMS também participou da reunião. Nelson de Abreu falou da luta que o Conselho Municipal de Saúde tem de assumido há muitos anos. Neste ano não está sendo diferente. Várias reuniões estão sendo realizadas pelos Conselhos de Unidades de Saúde (COUS) com boa participação popular.

Nelson ainda listou alguns problemas vividos no município com falta de recolhimento adequado de lixo.

Reunião nas comunidades

reunião-santoantonio-dengueNa última segunda-feira, houve reunião do COUS no bairro Santo Antônio, onde foram colocados os problemas verificados e os encaminhamentos que deveriam ser feitos e já providenciados pelo CMS.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu e Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *