Manhuaçu: Câmara de Vereadores adia apresentação de contas do município

 

camara1 camara2Um desencontro provocou a decisão do presidente da Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, João Linhares, em adiar a Audiência Pública de prestação de contas do município, referente ao terceiro quadriênio de 2015. A equipe de Controle Interno do Governo de Manhuaçu se fez presente, cumprindo os prazos determinados por lei. A nova Audiência está agenda para dia 17 de março, às 16h.

A equipe de Governo foi representada na reunião da quinta-feira, 25, no plenário da Câmara, pelo secretário de Fazenda Cristovan Rocha, a gerente de Controle Interno Maria Marciana Moreira, o coordenador administrativo da Saúde Pedro Paulo Ribeiro, as contabilistas Jussara Pires Damasceno e Loíde de Oliveira Silva e pelos servidores da Amadeus Consultoria, Ana Carulliny Lopes Pinto e Gentil Barbosa, este último, assessor contábil, iniciou a apresentação.

O relatório, enviado posteriormente ao legislativo, foi apresentado em um telão por meio de slide. Com poucos minutos de explanação, apareceram alguns questionamentos por parte dos vereadores e assessores presentes. Por decisão do presidente da Comissão de Finanças, João Gonçalves Linhares Junior, a Audiência foi adiada. “Hoje, analisando junto com parte contábil dessa casa, verificamos que os dados apresentados pelo Poder Executivo, por meio de relatório enviado anteriormente à Comissão, não foram os mesmos apresentados nesta data. Por isso, achei melhor suspender essa reunião e marcar para uma nova data, para que isso possa ser corrigido. Da mesma forma para as contas da saúde” – argumentou Linhares.

Compreendendo a decisão da Comissão, mas ciente do cumprimento dos prazos pré-estabelecidos, a gerente de Controle Interno, Maria Marciana Moreira, comentou o adiamento. “O adiamento da reunião de prestações de contas se deu porque a Prefeitura de Manhuaçu havia enviado o relatório de gasto pessoal consolidado, ou seja, o gasto do Poder Executivo e suas autarquias, SAAE e SAMAL, mais o gasto da Câmara Municipal. Acontece que o relatório que foi apresentado no slide é o relatório apenas do Poder Executivo. Se nós somássemos o gasto do Poder Executivo com o relatório de gasto com pessoal da Câmara, daria o valor total, idêntico ao relatório que enviamos anteriormente ao Legislativo. Este detalhe gerou uma interpretação de que estava divergindo e então foi pedida a suspensão da Audiência Pública. Nós não questionamos porque respeitamos a decisão da Comissão e entendemos que a apresentação em outra data não trará prejuízo. Estamos cumprindo a lei e nos colocando aqui dentro do prazo que é fevereiro, mas se gerou este questionamento, no prazo estipulado, vamos trazer os dados solicitados pelos vereadores” – esclareceu.

Pedro Paulo Ribeiro, que também participaria da apresentação, esclarecendo o relatório da saúde, também se posicionou sobre o assunto. “Nós viemos, atendemos à convocação do Legislativo e prontamente trouxemos os relatórios, mas infelizmente não foi possível apresentá-los, por decisão do presidente da Comissão de Finanças. Temos ainda assim a sensação do dever cumprido, de termos vindo aqui para cumprir a legislação, que determina que a gente faça essa apresentação dentro do mês de fevereiro. Obviamente que a Casa Legislativa tem o direito de analisar os documentos mais profundamente e nós compreendemos e acatamos com a consciência tranquila de que o compromisso com a legislação e com o povo de Manhuaçu nós fizemos valer e assim vai ser na nova data” – garantiu.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jorge Augusto Pereira, também comentou a decisão da Comissão. “Assim que iniciou a prestação de contas houve divergências nos relatórios que foram enviados a essa casa e o presidente achou melhor marcar outra data para que a Prefeitura encaminhe o relatório antecipado e o relatório de apresentação da próxima audiência alinhados. No próximo dia 17, a partir de 16h, novamente vamos estar aqui para acompanhar a prestação de contas do município” – disse.

Transparência

Ainda em entrevista, a gerente de Controle Interno, Maria Marciana Moreira, falou das prestações de contas anteriores. “Não houve prestação de contas anteriores com dados divergentes, não houve prestação contas que não ficou esclarecida. Em todas as Audiências Públicas anteriores nossas conta foram aprovadas. Por isso, no dia 17 de março, vamos apresentar mais essa com certeza de transparência” – finalizou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *