Vida e Saúde: Caxumba também afeta adultos e é preciso ficar atento

Também conhecida como papeira ou parotidite, a caxumba tem alto grau de contágio e é causada pelo vírus paramyxovirus. Pela rapidez com que a doença se espalha, um caso em um ambiente fechado pode, facilmente, se transformar em um surto. Foi o que aconteceu nas últimas semanas no presídio da Papuda, em que mais de 70 pessoas foram infectadas, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Segundo o médico infectologista e chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Lúcia, Werciley Júnior, os sintomas da doença são mais intensos nos adultos, passando a impressão de que o problema é mais grave em idades mais avançadas. “Como o sistema imunológico do adulto é mais responsivo do que o das crianças, os efeitos são mais intensos”, explica o especialista.

A caxumba não possui tratamento específico. Os médicos buscam diminuir o desconforto e ressaltam a importância da prevenção, feita por meio de vacina. O calendário de vacinação foi alterado recentemente e hoje o problema é combatido com duas doses. A primeira deve ser administrada aos 12 meses de vida e a segunda, entre os 15 e 18 meses. Os adultos que não tomaram o reforço quando crianças podem ser imunizados nos postos de saúde. Os médicos recomendam a aplicação da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

Sintomas de Caxumba

Algumas pessoas podem ter caxumba sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares. Outros sintomas incluem:

Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles, febre, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, perda de apetite, dor ao mastigar e engolir.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *