Manhuaçu: Município entrega escola modelo em Manhuaçuzinho

escola-manhuacuzinho1 escola-manhuacuzinho2 escola-manhuacuzinho3 escola-manhuacuzinho4O Prefeito Nailton Heringer, ao lado da secretária de Educação, Gelvânia Câmara, inaugurou na noite desta terça-feira, 23/02, as novas instalações da Escola Municipal Alcebíades Pinto da Silva, na comunidade rural do Manhuaçuzinho. A antiga estrutura da escola, já velha e deteriorada, deu lugar a um novo prédio, amplo e totalmente adequado, que ainda recebeu mobilhas também novas. Toda comunidade, além da equipe de governo e representantes do Legislativo, se reuniu no novo prédio para a cerimônia de entrega.

A obra, desde a base ao acabamento, foi concebida com recursos próprios do município. O espaço antes utilizado pelos alunos, tinha apenas duas salas de aula para atender a mais de 80 estudantes. Além disso, a cozinha era pequena, sem dispensa e almoxarifado, e com paredes em condições precárias. As novas instalações possuem uma área construída de 409 metros quadrados, com capacidade para receber até 240 alunos em dois turnos. O prédio possui almoxarifado, sala de professores, diretoria, biblioteca e cinco salas de aula. Os banheiros oferecem conforto e acessibilidade para deficientes físicos.

“Era um sonho da comunidade que nós, por meio da nossa equipe, e com muita determinação, pudemos realizar. E nos alegra pela beleza, pelo tamanho, e pela participação da comunidade” – emociona-se o prefeito Nailton Heringer. “Os filhos de Manhuaçuzinho precisavam disso, o antigo espaço prestou grandes serviços, mas precisava ser substituído. E tudo aqui no novo prédio é da melhor qualidade, nada de segunda, tudo de primeira” – garante o chefe do Executivo ao frisar que o valor gasto na obra foi de aproximados R$ 330 mil, obra extremamente econômica. “Agradecemos a todos, especialmente à Igreja Católica local, que cedeu esse espaço para construirmos, e a tantos outros que lutaram ao nosso lado para que isso fosse possível” – finaliza Heringer.

“Nossa alegria hoje é tremenda, estamos como quem sonha” – externa a secretária de Educação, Gelvânia Câmara. “O que nós vimos foi uma promessa, feita ainda em 2014, cumprida. Algo que muitos não creram que iria se realizar, mas em um ano a obra está pronta e agora estamos entregando uma escola modelo para a comunidade. O discurso do prefeito Nailton sempre foi o de tratar a Educação com seriedade, eis aí a concretização desse discurso. Esse prédio novo só foi possível porque essa administração é voltada para isso” – enfatiza a secretária.

Comunidade satisfeita

“Eu sempre acreditei, mesmo muitos aqui falando que isso não aconteceria. Hoje estamos tendo essa alegria de ver nossas crianças entrando aqui e enchendo os olhos, isso não tem preço” – enaltece a coordenadora da escola, Dianeia Correia, que relembra as rotinas no antigo prédio. “A maior dificuldade que tínhamos era com o espaço, que era muito insuficiente. Esse novo prédio vem suprir nossas demandas. E ainda recebemos carteiras lindas para as crianças. Ficamos alegres porque as outras estavam velhas, quebradas, tínhamos que ficar trocando de sala em sala, agora não mais” – alegra-se Correia.

“Na verdade essa alegria começou no dia que a gente viu a máquina fazendo o desaterro para começar a construção, que era um sonho que a gente não acreditava. Quando nós vimos as paredes sendo levantadas, foi algo que não tem como descrever” – diz a moradora da comunidade e mãe de três pequenos estudantes da escola, Maria de Fátima Gomes. “Eu estudei na escola antiga e a estrutura não dá para comparar, nunca foi com a qualidade que estamos vendo aqui hoje. Meus filhos estão vindo pra cá e para a gente é uma alegria, os professores já são maravilhosos, e agora ver esse prédio, saber que eles contam com um espaço muito melhor, é muito bom, nos tranquiliza. Em nome dos pais só tenho a agradecer ao prefeito, à secretária e a todos que colaboraram” – finaliza a moradora.

“A comunidade ganhou um presente maravilhoso, é um espaço que vai servir a todos. O prefeito Nailton e a secretária Gelvânia, sempre preocupados em melhorar nossa educação, estão de parabéns” – diz o presidente da Câmara de Manhuaçu, vereador Jorge Augusto Pereira (Ibéria). “É uma nova fase que essa comunidade está vivendo, as crianças vão ficar mais motivadas, o aprendizado vai ser melhor, com certeza” – pondera o vereador.

Esta motivação estava evidente no olhar dos alunos, que fizeram questão de entrar nas salas, assentar nas novas carteiras, e sentir os ares da novidade. “É muito bom uma escola nova, eu estudei três anos na escola antiga e eu fiquei muito feliz em ver o prédio novo” – externou a pequena Júlia Emanuele, estudante do quarto ano. Émili Gabrieli Dutra, do quinto ano, fez coro à colega. “A gente estava esperando por muito tempo, eu fiquei muito alegre, vou ficar mais estudiosa agora” – disse.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *