Vida e Saúde: É preciso aprender a comer consciente

Cada dia que passa parece que sobra menos tempo para comer e a pressa é inimiga da boa refeição. Você sabia que uma das piores distrações na hora de comer é caminhar? Nada de pegar um lanche e sair andando (e comendo!).

No restaurante ou em casa, o celular pode virar inimigo de uma refeição saudável. “Quando a gente tem muitas distrações na hora de comer, a gente come sem perceber, e quando a gente come sem perceber a tendência é comer muito mais que deveria”, explica a nutricionista Lara Natacci.

Você costuma comer em restaurante por quilo? A dica é percorrer todo o buffet antes de se servir. Antes de montar o prato, pense! “A gente consegue escolher o que vai pegar para colocar no prato e não exagera na quantidade”, completa a nutricionista.

E nada de fazer dois pratos – um pra salada e um para o prato principal. “Quando fazemos dois pratos, a chance de exagerar na quantidade é muito grande.”

Outra dica é prestar atenção na comida e usar todos os sentidos na hora de comer. “Colocar um prato bonito, colorido, vai aguçar o visual. O cheiro da comida atiça o olfato. Ouvir o alimento na boca, o som que faz a nossa mastigação também é importante. E quando for possível, usar o tato. Assim a gente usa os cinco sentidos na hora de comer.”

E a última dica: mastigue direito. “A dica é mastigar até ficar pastoso, mastigar bastante os alimentos. isso faz com que a gente absorva melhor os nutrientes e coma mais devagar. Mastigando bem a gente fica saciado antes de terminar a comida.”

Informações Globo.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *