Manhuaçu: Município melhora acesso a zona rural

O Governo de Manhuaçu tem adotado uma postura emergencial para garantir o acesso de moradores da zona rural. Servidores e máquinas da Secretaria de Obras estão nas estradas para melhorar trechos que apresentam problemas.

O município de Manhuaçu e extenso, 600 km², por isso sua malha viária também é grande. São cerca de 5.000 km de estradas de chão e, em período de chuvas, o trânsito fica comprometido em alguns lugares. Inúmeras famílias dependem desses acessos e é pensando nelas que as obras acontecem. A equipe trabalha desde o início da semana com uma ação importante. Em alguns pontos o barranco cedeu e tomou parte da pista. As máquinas entraram em ação e resolveram o problema. Paralelo a esse serviço, está a parte mais importante. A região tem uma topografia acidentada e por isso muitos morros. Essas subidas e descidas costumam acumular lama e escorregar muito. Para esse paliativo, cascalho e solo brita.

 

Comunidades como Coqueiro Rural, Córrego São Roque e Córrego da Sinceridade, divisa com Reduto, precisam de intervenção rápida. Alguns pontos estavam intransitáveis. Chove continuamente desde sexta-feira, 16, e a condições das estradas nessas localidades ficram muito ruins. Atento aos anseios das comunidades rurais, o Prefeito Nailton Heringer determinou que houvesse uma ação rápida. É o que garante o secretário de Obras João Amâncio de Faria. “O momento é de gratidão porque as chuvas foram muito importantes para nossa região, mas também trouxeram transtornos. Nós estamos atendendo pontualmente, aqueles lugares mais críticos, para garantir a passagem dos veículos. Essa é uma solicitação que o prefeito nos fez em caráter emergencial” – afirmou.

O secretário João Amâncio de Faria informou também que essa ação emergencial com cascalho está acontecendo em algumas ruas de distritos onde ainda não tem o calçamento.

Patrolamento

O trabalho desempenhado nesse momento de chuva não é definitivo. Foi confirmado pelo secretário de Obras de Manhuaçu, que logo após o carnaval, quando o tempo deve ter firmado, que começa o serviço de patrolamento e limpeza das estradas rurais. Todos os anos o Governo de Manhuaçu realiza a obra como forma de garantir a recuperação dos acessos por completo.

Algumas alternativas surgem como apoio no sentido de conservação dos mesmos. Uma medida muito bem executada em Manhuaçu, por meio das secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMEATER, é a construção de milhares de caixas de contensão, que retém a água das chuvas, mantendo a irrigação natural de lavouras e pastos. O dispositivo nada mais é que valas construídas às margens das estradas, com caimento direcionado, para evitar que a enxurrada percorre a via, provocando rachaduras e buracos. Os resultados são reconhecidos pelos moradores da zona rural.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *