Manhuaçu: prefeito e Defesa Civil visitam locais de risco

visita-locaisderisco visita-locaisderisco-2O Governo de Manhuaçu continua monitorando a situação das chuvas no município. Diante de uma semana atípica e, há muito tempo não vivida pela região, a preocupação com uma possível cheia do rio ou deslizamentos de encostas são constantes. O alerta continua, já que a previsão é de chuva até o fim desta semana. O prefeito Nailton Heringer acompanhou a coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif, em visita a alguns pontos específicos da cidade.

“Nesses dias nosso trabalho é redobrado, porque temos uma cidade com um relevo que favorece a ocorrência de acidentes. Estávamos precisando dessa chuva mas temos uma preocupação muito grande, principalmente com relação aos deslizamentos de terra” – externa Vininha Nacif, que mostrou ao prefeito Nailton Heringer um dos locais onde a Defesa Civil já registrou uma ocorrência de deslizamento, no Bairro Santa Luzia.

“A Defesa Civil, ao lado das secretarias de Obras e Social, está atenta aos acontecimentos” – ressalta o Chefe do Executivo manhuaçuense. “Estamos gratos a Deus pela chuvas porque elas estão intensas e, até o momento não tivemos nenhum acontecimento de relevância tão grande, exceto alguns casos isolados que já estão sendo assistidos” – tranquiliza-se Nailton Heringer. “Mas ainda assim continuamos em estado de atenção, já fizemos algumas vistorias e vamos continuar. Queremos pedir a todos que, em qualquer dificuldade acione a Defesa Civil para que tomemos providências” – conclama.

Orientações

“Nós orientamos sempre que as pessoas monitorem os barrancos, verifiquem se não está rachando, que façam canaletas para facilitar o escoamento da água, não durmam em cômodos próximos a barrancos e, se possível, nem durmam na casa” – conclama a coordenadora. Moradores ribeirinhos também devem estar atentos. A orientação é que haja monitoramento constante. “Combinem com vizinhos, façam um revezamento, para que não sejam pegos de surpresa” – sugere a coordenadora da Defesa Civil, que ainda trás outra série de cuidados importantes em dias de chuvas:

-Não ficar embaixo de árvores ou próximo a postes de energia elétrica devido à ocorrência de raios. Se estiver na rua, o local mais seguro é dentro de carros;

-Motoristas devem evitar passar por locais alagados. Em casos de necessidade, a orientação é que reduza a marcha e passe devagar e com prudência;

-Em casa, evitar contato com eletrodomésticos conectados à energia, devido ao risco de passagem de correntes;

-Cuidado com as doenças é importante, dengue principalmente. Verificar sempre a existência de acúmulos de água. Não entrar em enxurradas devido à contaminação das águas do rio. Risco, dentre outros, de leptospirose.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *