Chuvas: Alerta na Bacia do Rio Doce

Tendo em vista as chuvas ocorridas nos últimos dias em várias regiões da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) intensificou a divulgação de relatório do Sistema de Alerta de Eventos Críticos para monitorar a região. De acordo com informações do último Boletim Extraordinário do órgão, divulgado na tarde do dia 18/01 às 13h, os rios Piranga e Piracicaba mantem-se em níveis acima da cota de alerta.

– O nível do rio Piracicaba na estação de Nova Era, pertencente à Rede Hidrometeorológica Nacional, encontra‐se na cota 429 cm, às 12 horas, acima da cota de alerta de 350 cm.

– O nível do rio Piracicaba na estação Mário de Carvalho, pertencente à Rede Hidrometeorológica Nacional, encontra‐se na cota 438 cm, às 12 horas, com cota de alerta de 440 cm.

– O nível do rio Piranga na estação Ponte Nova, pertencente à Rede Hidrometeorológica Nacional, encontra‐se na cota 301 cm, às 12 horas, acima da cota de alerta de 280 cm.

Previsão de cota:

– Nova Era – Rio Piracicaba. Nível com tendência a se manter, podendo oscilar em torno da cota 425 cm nas próximas horas.

– Mário de Carvalho – Rio Piracicaba. Nível com tendência a subir podendo oscilar em torno da cota 460 cm, por volta das 20h do dia 18/1/2016.

– Ponte Nova – Rio Piranga. Nível com tendência a se manter, podendo oscilar em tornoda cota 310 cm nas próximas horas.

Ainda segundo informações divulgadas pela CPRM no dia 17/01/2016, também foram registradas fortes chuvas em Mariana/MG, na área do rompimento da barragem pertencente à mineradora Samarco, entre os dias 13 e 17 deste mês. Com isto, é esperada uma elevação da turbidez ao longo do Rio Doce até a foz nos próximos dias.

Desta forma a Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) faz um alerta aos usuários das águas do Rio Doce e afluentes, prefeituras, ribeirinhos e agricultores para que acompanhem das alterações nas cotas/níveis dos afluentes e do rio Doce.

Luciane Teixeira Martins (Presidente da CTGEC)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *