Vida e Saúde: Água previne dor

Enxaqueca atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo especialistas da área. Uma das formas de prevenção pode ser a terapia aquática, que tem vários benefícios comprovados.

Em 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. Esse mal, que acomete cerca de 90% da população mundial, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), está entre as 10 doenças mais incapacitantes e atinge 30 milhões de brasileiros (três mulheres para cada homem). A médica neurologista Célia Roesler, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE) e vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, diz que há mais de 200 tipos de dor de cabeça e a mais conhecida, não a mais comum, é a enxaqueca.

A SBCE alerta que a enxaqueca é uma doença incapacitante e que pode impactar na vida pessoal e profissional dos pacientes. Segundo a neurologista, as crises duram de quatro a 72 horas e quem tem dores de cabeça constantes (mais de dois episódios numa única semana) deve procurar um especialista. “A enxaqueca é como um incêndio, tem de apagar no início, porque depois ela se alastra. Mas o tratamento não é só tomar remédio, aliás, o uso abusivo pode torná-la crônica, o que chamamos de dor de cabeça crônica diária, já que o cérebro vai se acomodar. Com tanta automedicação, a enxaqueca é um terreno sem dono, todos tratam-na. O que é grave.”

Relaxar

O fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, revela que a utilização da hidroterapia, especialidade da fisioterapia que usa a água para beneficiar as pessoas, tem levado a ótimos resultados no combate aos sintomas e às crises de enxaqueca. “A hidroterapia concilia exercícios de fisioterapia com a prática de atividades dentro da água. Isso permite ao paciente se exercitar sem exigir esforços musculares tão elevados quanto aqueles de uma atividade de musculação. A terapia contribui para o estado de relaxamento muscular e mental do praticante, de modo a promover sensação de bem-estar, o que auxilia no alívio das dores localizadas na cabeça.”

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *