Manhuaçu: Secretaria de Obras inicia limpeza de caixas de contenção

contençao contençao-4Nos três anos do atual governo, uma medida foi tomada para garantir a conservação das estradas rurais. Em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria de Obras de Manhuaçu construiu mais de cinco mil caixas de contenção para reter a água das chuvas.

Conhecida como barraginha em outras regiões do país, as caixas de contenção são valas construídas às margens das estradas rurais, para garantir que grande parte da água que desce com as enxurradas, seja armazenada no solo. Isso garante a irrigação natural da lavoura e conserva as estradas. Morador do Córrego da Laje, Valdeir Neves Prata testemunhou a eficiência do dispositivo. “Aqui perto da minha propriedade a estrada e toda morrada e as estradas sempre foram ruins. De um tempo pra cá, quando a prefeitura começou a construir essas caixas, a coisa ficou bem melhor” – afirmou.

No ano de 2013 a ideia surgiu e as primeiras caixas foram feitas. Paralelo a esse serviço, a Secretaria de Obras realizou o patrolamento das estradas. Com a chegada do período chuvoso foi possível perceber que a inclinação, propositalmente feita na estrada, fez com que a água escorresse sem danificar as vias. A partir desse momento as máquinas passaram a trabalhar para melhorar as estradas e não recuperá-las, como normalmente. Essa iniciativa gerou economia de tempo e de dinheiro e a grande maioria das estradas do município foi patrolada em tempo recorde.

Com grande quantidade de caixas de contenção espalhadas pelos milhares de quilômetros de estradas vicinais do município, o Governo de Manhuaçu iniciou o processo de limpeza das mesmas. Como a maioria está cheia de terra e entulho, por conta da retenção da enxurrada, é necessário que a máquina faça o procedimento de retirada desse material. Assim as valas ficam abertas novamente e prontas para nova carga. O serviço começou na região de Monte Alverne, Córrego da Laje e nos próximos dias vai chegar à estrada que liga ao Distrito de Palmeiras. É uma ação que vai ser desencadeada por região e demanda tempo. Os trechos de estradas que resistiram menos também vão receber melhoria com o patrolamento comum em todos os anos de administração do atual governo.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *