Manhuaçu: Agentes comunitários e de endemias se unem contra a dengue

dengue-combateO Governo de Manhuaçu inicia 2016 com a intensificação das ações de combate à proliferação do mosquito Aedes. Apesar da situação do município estar sob controle, em todo o país a luz de alerta está acesa em razão dos altos índices de transmissão da dengue, febre Chikungunya e o Zica Vírus. Por este motivo, o Ministério da Saúde convocou, por meio de uma Portaria, o ACS – Agente Comunitário de Saúde, para atuar nesse esforço em conjunto com os agentes de endemia. Na manhã desta quinta-feira, 07, a coordenação da Vigilância Ambiental esteve reunida com os enfermeiros chefes das unidades ESF – Estratégia de Saúde Familiar.

O objetivo do encontro, conforme esclarece a coordenadora da Vigilância, Emilce Estanislau, foi o de repassar aos chefes de ESF as novas deliberações, tanto do Ministério da Saúde quanto do Governo do Estado. “E esses coordenadores vão repassar aos agentes comunitários as orientações. Se trata desse trabalho de mobilização junto ao cidadão, na intensificação das visitas, orientação ao morador sobre os procedimentos que ele tem que tomar para evitar criadouros em sua residência e no entorno” – explana. “Porque quanto menos criadouros nós tivermos, menos o vetor nós vamos ter no ambiente. E se tivermos a chegada de um paciente vindo de um outro local que já está transmitindo, uma vez que não temos o vetor, ou tendo ele em pouca quantidade, nós conseguimos conter a doença” – afirma Estanislau.

Em 2015, segundo dados da Vigilância Ambiental, o número de casos suspeitos de dengue em Manhuaçu foi em torno de 200 registros. Até o último dia do ano, cerca de 60 se confirmaram. O índice diminuiu em relação a 2014, mas ainda assim a preocupação continua, já que a grande maioria foi registrada no final do ano, com a chegada do verão. Daí a necessidade de iniciar uma campanha para que o combate se torne efetivo.

“Nossos ACS’s estão se unindo aos agentes de endemia para contermos uma possível epidemia. Traçamos algumas estratégias com base nas portarias do Ministério da Saúde para direcionarmos esses trabalhos” – comenta a coordenadora da Estratégia de Saúde Familar, Adriana Verli. “E é importante a atuação deles porque eles são a porta de entrada nas casas, uma vez que eles têm um convívio maior com as pessoas, uma familiaridade maior por frequentarem mais as casas. Com isso podemos levar as informações mais facilmente, tentando mobilizar a população para que a gente evite o pior” – conclui Verli.

O trabalho de combate já vinha sendo intenso em Manhuaçu, e com a ajuda da população, os resultados foram satisfatórios, mantendo-se dentro do índice. Mas em todo país os números da dengue estão crescendo, e a evolução rápida do Zica Vírus, que apresenta sintomas mais brandos, porém podendo provocar complicações (como microcefalia nos bebês de mulheres infectadas durante a gravidez, e a síndrome de Guillain-Barré) assustam. Por isso a portaria do Ministério da Saúde (2121 de 18 de dezembro de 2015) determina ainda a vistoria de 100% dos imóveis do município nos meses de janeiro, repetindo a ação em fevereiro, e nos meses sequentes. Até junho mais duas ações serão realizadas, obrigatoriamente. É importante que a população colabore, se conscientize e faça sua parte. Do contrário, qualquer esforço do poder público se torna inútil.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *